TC Mover
Mover

Bolsas oscilam, mas fecham em alta; no radar, PMIs, Powell, IPCA-15: Espresso

Postado por: TC Mover em 22/09/2020 às 20:10

Arte: Nathália Reiter/TC Mover

As bolsas fecharam em alta depois de um dia de forte instabilidade, recuperando parte das perdas dos últimos dias e impulsionadas pelos papéis de tecnologia, vistos como capazes de enfrentar novas ondas de coronavírus.

O aumento dos casos na Europa, que levou o Reino Unido a retomar restrições de circulação, a exemplo de Espanha e França, segue preocupando os investidores, especialmente com a chegada hoje do outono no Hemisfério Norte. O receio é que a baixa temperatura acabe favorecendo a contaminação em ambientes fechados. Nos Estados Unidos, porém, o presidente Donald Trump afirmou nesta terça-feira que não vai seguir o exemplo do Reino Unido, voltando com os fechamentos.

Já o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, alertou em depoimento na Câmara dos Representantes que a retomada da economia dependerá do controle da pandemia e da ajuda do governo a famílias e determinados setores. É um recado ao Congresso americano, onde as negociações de um novo pacote de auxílio estão travadas há dois meses e devem ficar ainda mais difíceis com a eleição presidencial se aproximando e com a polêmica envolvendo a escolha de um novo nome para a Suprema Corte após a morte da juíza liberal Ruth Ginsburg.

No Brasil, o Ibovespa acompanhou as bolsas americanas e fechou em alta, retomando os 97 mil pontos, mas o dólar também subiu e se aproximou novamente dos R$5,50 no mercado futuro.

PMIs e Powell – A pressão sobre os deputados e senadores americanos, porém, pode aumentar nesta quarta-feira, dependendo dos resultados das prévias de setembro dos índices de gerentes de compras, os PMIs, que podem mostrar que a recuperação vista de junho para cá vai perder força sem os incentivos. Powell, que continuará falando no Congresso até quinta-feira, poderá reforçar essa preocupação amanhã no depoimento que começa às 11h30 do Brasil. Também saem os PMIs da Zona do Euro e é possível que eles já reflitam os efeitos nas expectativas da volta da pandemia à região.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis