Mover

Bolsas sobem com pacote nos EUA; no radar, BCE, seguro-desemprego, IPCA: Espresso

Postado por: TC Mover em 10/03/2021 às 19:34
Bolsas

São Paulo, 10 de março – As bolsas seguiram em alta hoje no Brasil e no exterior, com o índice Dow Jones Industrials registrando o quarto pregão seguido de ganhos e batendo novos recordes, intradiário e de fechamento, ao superar os 32 mil pontos.


Aprovação de pacote nos EUA aumenta apetite por ações ligadas ao crescimento da economia

A aprovação do pacote de US$1,9 trilhão pela Câmara dos Representantes e a queda nos juros longos, mesmo após a venda de um grande lote de títulos pelo Tesouro americano, aumentaram o apetite nas bolsas por ações ligadas ao crescimento da economia.

Já o Ibovespa se aproximou dos 113 mil pontos. O dólar derreteu diante do real, caindo mais de 2,00% com uma mãozinha do Banco Central. Destoando dessa exuberância das bolsas, o Nasdaq fechou em pequena queda, com os investidores retomando a rotação de carteiras e realizando lucros em papéis de tecnologia, que tiveram fortes ganhos e são mais sensíveis à alta dos juros.

IPCA é destaque da agenda desta quinta-feira

Na fraca agenda econômica de amanhã, o destaque será o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, de fevereiro. A inflação oficial deve acelerar de 0,25% em janeiro para 0,70%. O acumulado em 12 meses deve atingir 5,00%, bem acima da meta de 3,75% do BC e aumentando a pressão sobre o Comitê de Política Monetária, Copom, que se reúne na semana que vem e deve iniciar o ajuste para cima dos juros básicos.

A inflação deve ser pressionada pelos combustíveis, o fim do efeito positivo da bandeira amarela na conta de luz e o reajuste das escolas, diz Newton Rosa, da SulAmérica Investimentos.

BCE deve manter juros negativos

Lá fora, o Banco Central Europeu, BCE, deve manter os juros negativos ou perto de zero e os incentivos via recompra de papéis. A expectativa é com o receio de volta da reflação e o aumento dos juros longos. Os movimentos podem levar a operações de compra de títulos soberanos de longo prazo e venda de curtos, o chamado Twist, para reduzir as taxas longas. Amanhã também saem os pedidos de seguro-desemprego semanais nos Estados Unidos, com expectativa de 725 mil, abaixo dos 745 mil da semana passada.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Ibovespa sobe mais de 1% com estímulos e PEC no radar

Mercado estranha leilões do BC no câmbio e vê atuação por Copom

Especial: Governo exerce maioria e aprova PEC Emergencial sem mudanças

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais