Mover

Bolsas sobem com transição nos EUA; no radar, Ação de Graças, ata FOMC, desemprego: Espresso

Postado por: TC Mover em 24/11/2020 às 20:47

São Paulo, 24 de novembro – As bolsas fecharam em forte alta hoje com o Dow Jones Industrials superando os 30 mil pontos pela primeira vez e o Ibovespa voltando para perto dos 110 mil pontos. A animação dos investidores se dá pelo início do processo de transição do governo de Donald Trump para o do presidente eleito Joe Biden e por novos anúncios de avanços nas vacinas contra o coronavírus. 

Ontem à noite, apesar de não admitir a derrota, Donald Trump autorizou os órgãos do governo a começarem a transição, o que reduzirá o risco de uma descontinuidade nas medidas econômicas e de combate à pandemia. Os casos de Covid-19 seguem crescendo nos EUA, com novos recordes de internações. Já Joe Biden, que aproveitou para divulgar alguns nomes de sua futura equipe, anima os mercados, que esperam que o novo presidente apoie mais incentivos para a economia. 

A informação de ontem de que Biden nomeará para o Tesouro a ex-presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, aumenta a expectativa de que o governo injete mais recursos nos mercados, beneficiando as bolsas com mais liquidez em um ambiente de juro perto de zero. 

Biden também falou hoje em aproximação com os países da Ásia e do Pacífico, acenando com uma política externa de menor confronto com seus parceiros comerciais e menores tensões para os mercados. 

A lista de boas notícias inclui também a AstraZeneca, que teria obtido resultados favoráveis nos testes de sua vacina, que poderá ser aprovada pelas autoridades ainda este ano e a decisão do governo francês de preparar uma reabertura antes do Natal.  

Ata do FOMC, seguro-desemprego e véspera de feriado nos EUA

A agenda de amanhã está carregada, com a antecipação de eventos por conta do feriado de Ação de Graças. É o caso dos pedidos de seguro-desemprego semanais, que costumam sair na quinta-feira. A expectativa é de queda para 730 mil depois do repique da semana anterior, com 742 solicitações. Mas ainda será um número alto, e que pode piorar diante das novas medidas de restrição de atividade. Outro dado importante será a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve, que dará mais detalhes do cenário econômico.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais