Mover

Bolsas sobem de olho em melhora de Trump, pacote nos EUA, Powell, orçamento: Espresso

Postado por: TC Mover em 05/10/2020 às 20:02

As bolsas fecharam em alta nesta segunda-feira, 5, com as informações de que o presidente americano Donald Trump está melhor da Covid-19 e deve deixar o hospital à noite. A redução da preocupação política nos Estados Unidos e com a saúde de Trump animou os investidores, que esperam também avanços nas negociações do novo pacote de estímulos para a economia americana no Congresso nesta semana. 

Nesta terça-feira, 6, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, deve destacar a necessidade desse pacote em evento no fim da manhã. A melhora do humor dos mercados puxou para cima as commodities, especialmente o petróleo, que subiu quase 6%, enquanto o dólar recuou diante das demais moedas e os juros americanos subiram pela menor busca por proteção. 

Cachimbo da paz

No Brasil, os investidores aguardam sinais de melhora nas relações entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que depois de trocas de farpas na semana passada devem jantar hoje à noite e negociar uma trégua que permita avançar com o orçamento de 2021, as reformas e as privatizações. 

Espera-se também uma trégua dentro do próprio governo entre Guedes e o secretário de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, chamado de “fura-teto” pelo ministro pela defesa de mais gastos para reativar a economia.

Orçamento de 2021

Nesta terça-feira, a instalação da Comissão Mista do Orçamento dará o pontapé nas discussões sobre o Renda Cidadã, novo programa social que deve substituir o Bolsa Família e manter algum tipo de ajuda para famílias atingidas pela crise do coronavírus também em 2021. 

A forma de financiar o benefício sem estourar o teto de gastos ainda segue indefinida, com propostas que vão da criação de um imposto sobre transações digitais, ou seja, uma espécie de nova CPMF, pela tributação de dividendos, até o fim da declaração de imposto de renda simplificada.

Arte: Nathália Reiter

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais