Mover

Bolsas sobem na semana, à espera de feriado na China e pacote nos EUA; no radar, IPCA: Espresso

Postado por: TC Mover em 05/02/2021 às 20:01
bolsas dos EUA

São Paulo, 5 de fevereiro – As bolsas encerraram o dia em alta, com o Dow Jones Industrials e o S&P500 garantindo a melhor semana desde novembro e o Ibovespa, desde o início de janeiro. O avanço no Congresso americano do pacote de ajuda de US$1,9 trilhão proposto pelo presidente Joe Biden animou os investidores.

Com isso, o mercado deixou de lado os dados abaixo do esperado de criação de emprego em janeiro do Payroll divulgados hoje e passou a contar com a aprovação do pacote nas próximas semanas.

Assim, Dow Jones e S&P500 completaram a quinta alta seguida, encerrando a semana sem uma única baixa. S&P500 e Nasdaq registraram hoje também novas máximas de pontos, intradiárias e de fechamento, confirmando a continuidade do rali no mercado americano e a correção de rumo depois das quedas da semana passada, as piores também desde novembro.

O refluxo da onda especulativa de pequenos investidores em redes sociais contra posições vendidas de fundos hedge ajudou na retomada das bolsas. As principais ações envolvidas na especulação e nas tentativas de “short squeeze”, a rede de lojas de videogames GameStop, a rede de cinemas AMC Entertainment e a fabricante de fones de ouvidos Koss derreteram esta semana, perdendo 81%, 48% e 70%, respectivamente. No ano, porém, elas ainda acumulam ganhos, de 227%, 223% e 450%.

 

IPCA e dados de atividades econômicas são destaques na agenda

 

A agenda econômica da semana que vem está mais pesada no Brasil, com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, e os dados de atividade de janeiro que faltam, vendas no varejo e serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, e o Índice de Atividade do Banco Central, o IBC-Br.

Esses dados devem pesar na definição da taxa de juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária, em março, e podem levar a taxa Selic a subir antes de maio, como espera hoje o mercado. O IPCA de janeiro sai na terça-feira e deve ter subido 0,30% no mês, desacelerando em relação ao 1,35% de dezembro.

 


Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais