Mover

Bolsas tem semana de ganhos e recordes; no radar, estímulos, PIB EUA, IPCA-15

Postado por: TC Mover em 18/12/2020 às 20:41

São Paulo, 18 de dezembro – As bolsas encerraram a sexta-feira em queda, depois de baterem recordes de fechamento ontem e intradiários hoje em Nova Iorque, mas, mesmo assim, garantiram mais uma semana de ganhos, a quarta do S&P500 em cinco. 

No Brasil, o Ibovespa também fechou o dia em baixa, a primeira queda após três altas, mas fechou a semana no positivo, a sétima consecutiva, o que não acontecia desde setembro de 2017, impulsionado pelo fluxo de estrangeiros, que já trouxeram R$11,57 bilhões para a bolsa neste mês e fizeram o índice acumular alta de 8,38%. 

O bom humor dos mercados aqui e lá fora na semana acompanha os avanços das vacinas, com a expectativa do sinal verde da FDA, órgão regulador americano, para o imunizante da Moderna, que se juntará ao da Pfizer na campanha do governo americano.

IPCA-15, dívida pública e PIB americano estão no radar dos investidores

Em uma semana mais curta por conta do Natal, no Brasil, o dado mais importante será o IPCA-15, prévia da inflação oficial do BC, e que deve vir bem pressionado em novembro. Na quarta-feira, saem sondagens da Construção e do comércio da Fundação Getúlio Vargas, mas o destaque do dia será o Relatório Mensal da Dívida Pública, que segue crescendo, superando os 90% do PIB. 

No exterior, os destaques serão, na terça-feira, a revisão do PIB do terceiro trimestre dos Estados Unidos, que deve confirmar a forte alta de 33,2% anualizados sobre o trimestre anterior, e, na quarta, os dados de renda, gastos e inflação do gasto pessoal de novembro na quarta-feira, dado usado pelo Federal Reserve em suas metas.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Angelo Pavini e Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais