Bolsonaro, criptomoedas, inflação: Resumo da Semana - TC
TC Mover
Mover

Bolsonaro e Moraes, mercado de criptomoedas, inflação: Resumo da Semana

Postado por: TC Mover em 10/09/2021 às 18:43
Bolsonaro, criptomoedas, inflação

São Paulo, 10 de setembro – Após criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes nas manifestações de 7 de setembro, o presidente Jair Bolsonaro divulgou uma nota pedindo harmonia entre os Poderes. Os investidores reagiram bem à mudança de postura do presidente, e o Ibovespa, que até o momento caía, virou. Outro destaque da semana é o mercado de criptomoedas. O gestor de portfólio da Hashdex, João Marco Cunha, falou ao Mover Voices sobre os criptoativos e perfis de investidores.

A inflação de agosto veio acima do esperado e mexeu com a curva de juros na quinta-feira, 9. O acumulado de 12 meses se aproxima dos dois dígitos, bem acima da meta de 2021. A matéria especial sobre o que acontece quando a inflação rompe a meta também chamou a atenção dos leitores.  Acompanhe abaixo o Resumo da Semana!

Bolsonaro divulga nota pedindo harmonia entre Poderes; Ibovespa dispara

O presidente Jair Bolsonaro divulgou surpreendente nota oficial, na tarde última quinta-feira, 9, pedindo paz entre os Poderes, no momento em que forças se encontram divididas no Brasil. “A harmonia entre eles [Poderes] não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar”, afirmou o chefe do Executivo. Veja a notícia na íntegra!

Mover Voices: “O investidor de criptoativos só deve entrar se tiver mirando o prazo de anos”, diz João Marco Cunha sobre o mercado de criptoativos e o perfil de investidores

O site do TC Hub Cripto define o termo criptoativos como “ativos digitais protegidos por criptografia, que estão se tornando a nova reserva de valor mundial”. O gestor de portfólio da Hashdex, João Marco Cunha, explica as diferenças entre o Ethereum, segunda maior criptomoeda, e o Bitcoin, primeira criptomoeda criada e de maior uso no mundo. “O Bitcoin é criado para ser um meio de pagamento e reserva de valor, enquanto o Ethereum é um processador de contratos inteligentes, contratos que se autoexecutam”,  comenta o gestor de portfólios da maior gestora de criptoativos da América Latina. O futuro da Hashdex passa pelos Estados Unidos, explica João Marco Cunha, pois ele vê a Hashdex “como um player global, que nasceu no Brasil, no Rio de Janeiro, mas que tem ambições globais” e que não pode estar fora do maior mercado do mundo, no momento que ele estiver aberto para o mercado de criptoativos. Confira as melhores partes da entrevista!

Especial: O que acontece quando a inflação não atinge a meta?

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, considerado a inflação oficial do país, subiu mais que o esperado em agosto, puxado pelos combustíveis e energia elétrica, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Outros fatores que impulsionaram os preços foram os alimentos, o vestuário e os bens ligados à indústria. Em meio à alta mensal de 0,87%, o índice acumulou elevação de 9,68% nos últimos 12 meses, bem acima do teto da meta de inflação, estipulado em 5,25%. Mas o que acontece quando a inflação termina o ano acima da meta? Saiba mais na matéria especial completa!

Especial: Paz entre Poderes depende de negociações apesar do tom de Bolsonaro

A estabilização institucional do país impõe a necessidade de os chefes dos três Poderes, compostos pelo Executivo, Legislativo e Judiciário, voltarem a sentar à mesa de negociações, em busca dos “consensos mínimos” e concentrados nos “problemas reais do país”. É o que alertaram na última quarta-feira, 8, os presidentes da Câmara, Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco, e do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux. O Congresso e o Judiciário discordam do tom usado pelo presidente e enxergam ameaça de ruptura em suas falas. Confira a matéria especial na íntegra!

Especial: Lira e Pacheco voltarão a negociar avanço de Reforma do IR e do Refis, dizem fontes

No dia seguinte às manifestações pró-governo de 7 de setembro, o avanço da aprovação das reformas do Imposto de Renda e do Programa Especial de Regularização Tributária, conhecido como Refis, passa a depender muito mais da vontade dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, disseram ao Scoop by Mover três fontes com conhecimento das conversas. Ainda sem data definida, uma reunião entre os dois chefes do Legislativo deverá acontecer nesta semana para tratar da pauta econômica. Leia a matéria especial completa!

Especial: Bolsonaro foca em Moraes e aguarda reação dos Poderes

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, e não uma ruptura institucional, foi o principal alvo dos discursos que o presidente Jair Bolsonaro fez na última terça-feira, 7, na capital federal e em São Paulo. Em manifestações consideradas numerosas, porém pacíficas, o presidente afirmou que ele e seus apoiadores não admitirão que “pessoas como Alexandre de Moraes açoitem a democracia e desrespeitem a Constituição”. Veja aqui a matéria especial na íntegra!

Sanita: WEG (WEGE3) sairá na frente com Ibovespa em tendência de baixa?

A WEG (WEGE3) é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos, atuando principalmente no setor de bens de capital. É uma companhia robusta e resiliente. Em um mercado fraco e baixista como estamos enfrentando, é importantíssimo fazer um stock picking criterioso e privilegiar empresas que estão mostrando força e iniciando tendência de alta, como é o caso de WEG. Leia a coluna na íntegra!

Vieira: Haverá ‘dia seguinte’ a 7 de setembro, com foco na economia

Haverá um dia seguinte às manifestações pró-governo que ocorreram no 7 de setembro, Dia da Independência. O presidente Jair Bolsonaro deve saber que ele será tomado por negociações em torno dos precatórios, do destravamento de um novo programa social no orçamento, do controle do câmbio e da inflação. Todos esses motivos pesam sobre a popularidade do presidente, influenciam os rumos de sua competitividade para 2022 e ameaçam o apoio da elite econômica do país ao governo. Confira a coluna completa!

Value Tips: No céu tem ESG? Azul planeja investir em aviões elétricos

A Azul fechou uma parceria de US$1 bilhão com a startup alemã Lilium para a compra de 220 eVTOL – aeronaves elétricas com decolagem vertical. Além de ampliar sua carta de serviços, esse acordo auxilia a companhia na aproximação de práticas ESG, algo bem visto entre investidores. O Value Tips desta semana conversou com o analista de investimentos da Eleven, Alexandre Kogake, e com um especialista em ESG, Fábio Alperowitch, sócio fundador da Fama Investimentos. Acompanhe aqui!

Prévia da Semana: Feriado nos EUA, atos de Sete de Setembro, Livro Bege, IPCA

O feriado do Dia do Trabalho nos EUA foi destaque na Prévia da Semana. Os americanos celebram a data sempre na primeira segunda-feira de setembro. Os atos marcados para o Dia da Independência brasileira, que movimentaram o cenário político da semana, também ganharam a atenção. O Livro Bege do Federal Reserve, Fed, e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, indicador considerado a inflação oficial do Brasil, também foram assuntos importantes citados no podcast. Ouça abaixo!

Texto: Anderson Lima
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Mover


Leia também

Receita e tesouro dos EUA devem endurecer regras para corretoras de criptomoedas

Guedes diz que negociações por precatórios serão retomadas na semana que vem

Sanita: WEG (WEGE3) sairá na frente com Ibovespa em tendência de baixa?

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais