Bolsonaro “chama o Temer”; no radar, ICB-Br, China, Cogna e leilão da Oi: Espresso

São Paulo, 14 de dezembro – O presidente Jair Bolsonaro, que aparenta desfazer os vínculos que alguma vez teve com a chamada ala ideológica do governo, está em conversas com o ex-presidente Michel Temer para, de acordo com coluna da revista Veja, assumir o Ministério das Relações Exteriores. Se o movimento é estratégico, logo saberemos.
Na verdade, se a notícia for confirmada, o governo estaria caminhando na direção correta, a da racionalidade, com uma nomeação de Temer. Lembremos que o experiente político ainda é uma importante figura dentro do MDB, quiçá a única legenda que poderia sustentar, junto com o bloco dos partidos de centro, a passagem da parte mais relevante da agenda econômica no ano que vem.
Além de apoio à agenda econômica de corte liberal, Temer pode oferecer sustentação a Bolsonaro em um momento delicado. Entenda melhor: por aqui ainda não demos maior importância a uma matéria da semana passada da revista Época, que relata suposta ajuda de altos funcionários da ABIN ao filho do presidente, senador Flávio Bolsonaro, na sua defesa nos escândalos das chamadas “rachadinhas” na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Por ora, os mercados europeus e o pré-mercado americano operam em alta, com o otimismo pelo início da vacinação emergencial nos Estados Unidos.
Indústria no Euro, ICB-Br, Cogna Day e leilão da Oi na agenda econômica
Na agenda de hoje, Bolsonaro se reúne com o ministro da Economia Paulo Guedes no começo da tarde. Na agenda econômica global, destaque para os dados da indústria na Zona do Euro para outubro, que vieram em linha com o consenso, e de atividade na China, hoje à noite. Os dados devem confirmar a recuperação em “V” da segunda maior economia global, mas levantar alguns questionamentos quanto à robustez do consumo das famílias.
Por aqui, será dia de Pesquisa Focus e balança comercial semanal, assim como de IBC-Br, o indicador do Banco Central que é visto como uma prévia do Produto Interno Bruto mensal. É esperada uma alta de 1% na base sequencial. No âmbito corporativo, fique de olho no leilão de ativos de telefonia celular da Oi, que devem ser adquiridos pelas rivais Vivo, Claro e TIM Brasil. Preste atenção no Cogna Day, onde a gestão da empresa deve explicar a estratégia para os próximos anos.
Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

B3 faz acordo com Instituto de Meteorologia para criar derivativos de clima
B3 e INMET assinaram um protocolo de intenções que abrirá espaço para a bolsa desenvolver derivativos relacionados a clima. Confira!

Aneel volta a adiar reajuste de tarifas de distribuidoras de energia
Aneel voltou a adiar reajustes das tarifas para distribuidoras de energia, suspendendo processos de elétricas da Neoenergia, Enel e Energisa

XP inicia Orizon com compra citando resiliência do setor e ESG
Orizon conta com baixa concorrência e práticas de ESG em seu DNA, disse XP, que iniciou cobertura da companhia com recomendação de compra