Bradesco BBI vê bancos saindo “em boa forma” da crise da Covid-19

São Paulo, 7 de dezembro – Os bancos brasileiros estavam bem preparados para lidar com a pior crise da história e agora estão saindo “em boa forma, com o impulso dos ganhos aumentando”, segundo o Bradesco BBI.
Em relatório sobre a entrevista do Isaac Sidney, presidente da Federação Brasileira de Bancos, Febraban, ao Valor Econômico, os analistas destacam as estimativas de que, no segundo trimestre de 2021, a inadimplência, para a qual os bancos já estão devidamente provisionados, deve ficar algo próximo a 4%, embora semelhante aos níveis observados durante a recessão de 2016 e acima dos atuais 2,4%, é bem abaixo do que eles projetavam, de 6%.
Segundo o relatório, Sidney reforçou, na entrevista, a importância de lidar com certas distorções existentes que impede uma queda maior nos spreads. Entre elas, o aumento de impostos e a estrutura do cartão de crédito.
O Bradesco BBI acredita, porém, que a reforma tributária esperada não deve trazer nenhum alívio importante para o sistema bancário e as discussões sobre mudanças na estrutura dos cartões de crédito estão em seus estágios iniciais ou são incipientes.
Desempenho das ações dos bancos
Perto das 15h45, as ações dos principais bancos subiam em bloco, exceto Banco do Brasil, código BBAS3, que caía 0,73%, a R$58,34. O IFNC, o Índice Financeiro, avançava 1,29%. No mesmo horário, o Ibovespa ganhava 0,62% a 114.453 pontos.

Para acompanhar o desempenho das ações dos bancos e de outras instituições, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.
Texto: Bárbara Leite
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Vinícius Martins/TC

Queda do Bitcoin coincidiu com vencimento de opções da criptomoeda
Cotação do Bitcoin chegou à mínima de US$47,5 mil ao mesmo tempo em que opções no mercado futuro venciam, indicando uma possível correlação

Entrevista exclusiva: Relator dos Correios fará ampla consulta antes de parecer
Apesar de já tramitar em regime de urgência, projeto de privatização dos Correios deve atrasar um pouco, disse relator à TC Mover. Confira!

Usiminas bate consensos com maior volume de aço desde 2014
A alta demanda por aço no mercado interno, com maior volume de vendas desde 2014, levou a Usiminas a superar os consensos. Confira!

Exterior opera misto, com imposto de Joe Biden no radar; Usiminas abre balanços na B3: Espresso
Índices dos EUA sinalizam recuperação após sofrerem ontem a pior queda em cinco semanas com notícia sobre possível alta de imposto. Confira!

Calendário Econômico: PMI, balanços, Christine Lagarde
O Calendário Econômico desta sexta-feira destaca o PMI dos EUA, balanços da Usiminas e Hypera e discurso de Christine Lagarde. Confira!

Siderúrgicas devem ter melhor trimestre, refletindo reajustes e estoques
As siderúrgicas brasileiras listadas em bolsa devem ter seu melhor trimestre em mais de 13 anos, na esteira da demanda aquecida. Confira!