Calendário Econômico: Black Friday, IGP-M, taxa de desemprego

São Paulo, 27 de novembro – O Calendário Econômico desta sexta-feira destaca o Black Friday, que acontece no Brasil e nos Estados Unidos. O investidor deve ficar atento também ao Índice Geral de Preços de Mercado, IGP-M, de novembro. Também faz parte da agenda econômica a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, PNAD Contínua, que corresponde à taxa de desemprego. Confira abaixo o Calendário Econômico completo.
Black Friday – Acontece nesta sexta-feira o tão esperado Black Friday no Brasil e nos Estados Unidos. Os mercados americanos funcionam parcialmente, fechando às 15h15, horário de Brasília. Essa é a época que os americanos fazem as compras para o Natal. No Brasil, o comércio está otimista com o período.
IGP-M – A Fundação Getúlio Vargas, FGV, vai divulgar o Índice Geral de Preços de Mercado, IGP-M, de novembro. Este dado é usado, geralmente, em correção de contratos, como aluguel. A estimativa da consultoria LCA é alta de 3,25%.
Desemprego – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, divulga a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, PNAD Contínua, de setembro. O estudo é considerado o indicador oficial de emprego do país. A taxa de desemprego reflete o número de pessoas procurando emprego em relação à população economicamente ativa naquele mês.
Crédito e inadimplência – O Banco Central divulga a variação do estoque de crédito total de outubro. No mês anterior, o estoque aumentou 1,90%. A taxa de inadimplência de recursos livres de outubro é outro dado que o investidor deve ficar de olho.
Confiança do Consumidor – Já na Zona do Euro, sai a confiança do consumidor referente a novembro. No mês anterior, o resultado foi negativo.
Texto: Letícia Matsuura
Edição: Angelo Pavini
Imagem: Divulgação

Após ata do Copom, mercado antecipa início de ciclo de alta da Selic para março
Ata da última reunião do Copom, mais dura que o esperado, fez mercado antecipar início do ciclo de altas da taxa Selic para reunião de março

Especial: Guedes propõe calamidade para não perder controle, diz fonte
Fala de Guedes de que PECs poderão ter dispositivo para calamidade indica tentativa de chegar a entendimento com Congresso, diz fonte

Bolsonaro reafirma defesa do Teto e fim do auxílio; DIs enxugam
Bolsonaro defendeu a manutenção do Teto de Gastos e disse que que quaisquer medidas de auxílio “não podem se tornar permanentes”