TC Mover
Mover

Calendário Econômico: Dívida pública, emprego, Opep

Postado por: TC Mover em 31/03/2021 às 6:00
calendário econômico

São Paulo, 31 de março – O Calendário Econômico desta quarta-feira destaca a relação das dívidas bruta e líquida com o Produto Interno Bruto, PIB, do Brasil. Os investidores também devem ficar atentos aos dados trabalhistas que saem no Brasil e nos Estados Unidos. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, PNAD Contínua, registra a taxa de desemprego brasileira, e o relatório ADP mostra os empregos privados americanos.

Além disso, está na agenda econômica a reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, Opep, e seus aliados, entre eles, o Brasil. Confira abaixo o Calendário Econômico completo.

Brasil

Opep+ – Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, Opep, e seus aliados, incluindo o Brasil, farão uma reunião por videoconferência às 8h00, no horário de Brasília, para discutir a redução da produção de petróleo.

Empresas – A Fundação Getúlio Vargas, FGV, divulgará a pesquisa de confiança empresarial de março. No mês anterior, o levantamento registrou 91,10 pontos.

Desemprego – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, informará a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, PNAD Contínua, de janeiro. O estudo é considerado o indicador oficial de emprego do país. O consenso TC para a taxa de desemprego é de 14,10%.

Setor público – Os investidores acompanharão os resultados primário, diferença entre receita e despesa sem considerar juros, e nominal, que considera os juros, do setor público consolidado, que agrupa os governos federal e regionais e as empresas estatais, de fevereiro. No mês anterior, o superávit nominal foi de R$17,9 bilhões.

Dívida pública – A relação entre a dívida bruta e o Produto Interno Bruto, PIB, será divulgada nesta quarta-feira. Além disso, também sai a relação entre dívida líquida e PIB. Ambos os dados são de fevereiro. No mês anterior, a dívida líquida correspondia a 61,60% do PIB.

Fluxo cambial – Sai, também, o fluxo cambial brasileiro. Na semana anterior, o déficit foi de US$2,80 bilhões.

Leilão – O Tesouro Nacional realizará o tradicional leilão de títulos às 10h30.

Privatização – O leilão de privatização da CEEE-D começará às 8h00.

Centauro – A Centauro (CNTO3) mudará o código de negociação das ações ordinárias na B3, que passará a ser SBFG3.

Balanços – MDias Brancos (MDIA3) e Cogna (COGN3) informarão os lucros líquidos do quarto trimestre.

Teleconferências – A Centauro realizará teleconferência de resultados às 10h00. Às 11h00, será a vez da Cogna e da Qualicorp (QUAL3), seguidas da Enjoei (ENJU3) e da Cruzeiro do Sul (CSED3), às 14h00.

TC Rádio – José Joaquim Paifer, managing director da Tuchpe Asset Management, será entrevistado pela TC Rádio às 9h30, no Espresso da Manhã. Já no Almoço de Negócios, às 13h30, os entrevistados serão Lucas Claro e Otto Sparenberg, analistas de investimentos do BTG Pactual digital.

Estados Unidos

Empregos – Será divulgado o relatório ADP de empregos privados nos Estados Unidos de março. No mês anterior, foram geradas 117 mil novas vagas.

PMI – Outro dado americano é o PMI Chicago de março. A expectativa é que o indicador aponte aceleração, com 60,70 pontos.

Petróleo – A agência governamental americana Administração de Informação de Energia, EIA, fará a atualização semanal dos estoques de petróleo do país. Espera-se que a agência reporte alta de 400 mil barris.

Discurso – Raphael Bostic, diretor do Federal Reserve, Fed, discursará às 11h45, no horário de Brasília.

Ásia

Indústria – Na noite desta quarta-feira, sai o Índice de Gerentes de Compras, PMI, industrial do Japão de março. O consenso TC é de aceleração, com 52,00 pontos.

China – Ainda na Ásia, será divulgado o PMI industrial Caixin da China de março. Espera-se que o indicador aponte aceleração, com 51,30 pontos.

Texto: João Pedro Malar
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Divulgação


Leia também

Congresso e governo corrigirão Orçamento juntos, diz Pacheco

Faria nega que Bolsonaro queira alinhamento político das Forças Armadas

Parra-Bernal: O impasse do Orçamento está em vias de ser resolvido?

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais