TC Mover
Mover

Calendário Econômico: Dívida, resultados do Setor Público, PMI

Postado por: TC Mover em 30/11/2020 às 6:00

São Paulo, 30 de novembro – O Calendário Econômico desta segunda-feira destaca a divulgação da dívida pública em relação ao Produto Interno Bruto, PIB, brasileiro. Também saem os resultados primário e nominal do Setor Público.

Na agenda econômica estrangeira terá os Índices de Gerentes de Compras, PMIs, dos Estados Unidos e da China. Confira abaixo o Calendário Econômico completo.

Feriado – A agenda política em Brasília pausa nesta segunda-feira devido ao feriado do Dia dos Evangélicos.

Petróleo – Nesta segunda-feira, às 8h00, no horário de Brasília, acontece a reunião de países membros e aliados da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, Opep, que devem discutir a manutenção das cotas de produção. Também haverá o Investor Day da Petrobras às 10h00.

Relatório Focus – O Banco Central vai divulgar o Relatório Focus, que reúne as projeções feitas pelo mercado da economia brasileira. Inclui no documento as expectativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, crescimento do Produto Interno Bruto, PIB, taxa Selic e taxa de câmbio. A expectativa é de alta nas projeções de inflação e de crescimento do país. 

Déficit primário – O BC também vai anunciar o resultado primário do Setor Público Consolidado referente a outubro. Isto é, a diferença entre receita e gastos, sem contar os juros, do Governo Central, unidades federativas, municípios e empresas estatais. O déficit primário de setembro foi de 64,6 bilhões. O número deve vir melhor, como mostrou o resultado do Governo Central esta semana. 

Déficit nominal – Também sai o resultado nominal do Setor Público de outubro. Este dado refere-se à diferença entre receita e gastos, ou seja, o déficit primário, acrescida de juros. O déficit nominal de setembro foi de R$ 103,4 bilhões.

Dívida e PIB – Outro dado fiscal que faz parte do Calendário Econômico da segunda é a relação entre a dívida pública líquida e o Produto Interno Bruto, PIB de outubro. No mês anterior, a dívida equivalia a 61,40% do PIB.

Discurso – A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, fará um discurso às 7h30, horário de Brasília.

Deflação – Na Alemanha, será divulgado o Índice de Preços ao Consumidor, IPC, de novembro. A estimativa é de deflação de 0,70%.

PMI e indústria – Já nos Estados Unidos, saem o Índice de Gerentes de Compras, PMI, de Chicago e o índice de atividade industrial de Dalas, ambos de novembro.

PMI e desemprego – À noite, também serão divulgados os PMIs industriais da China e do Japão. Enquanto o PMI Caixin deve continuar apontando aceleração, o índice japonês deve mostrar retração do setor. No Japão, além do PMI, sai a taxa de desemprego de novembro.

Texto: Letícia Matsuura
Edição: Angelo Pavini
Imagem: Divulgação

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais