Mover

Calendário Econômico: Feriados, vencimento de opções, ata do FOMC

Postado por: TC Mover em 12/02/2021 às 20:11
calendário econômico

São Paulo, 12 de fevereiro – Em semana mais curta pelos feriados do Festival da Primavera na China, Dia dos Presidentes nos Estados Unidos e Carnaval no Brasil, a liquidez diminui pelo fechamento das bolsas. O Calendário Econômico da próxima semana destaca os vencimentos de opções sobre o Ibovespa e o Ibovespa futuro. Além disso, os investidores acompanharão na agenda econômica americana a ata da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto, FOMC, que decidiu pela manutenção da taxa de juros do país. Confira abaixo o Calendário Econômico completo.


Domingo

China – O mercado chinês se mantém fechado pelo feriado do Festival da Primavera.

Japão – À noite, sai o Produto Interno Bruto, PIB, japonês referente ao quarto trimestre.

Segunda-feira

Feriados – O mercado chinês se mantém fechado nesta segunda-feira pelo feriado do Festival da Primavera. A B3, bolsa brasileira, também não abrirá devido ao feriado de Carnaval, assim como as bolsas de valores nos Estados Unidos fecharão devido ao feriado do Dia dos Presidentes.

Japão – A agenda econômica de segunda-feira começa com a produção industrial do Japão em dezembro. No mês anterior, a produção caiu 0,50%.

Zona do Euro – Sai a produção industrial da Zona do Euro de dezembro. O consenso TC aponta alta de 0,60% na produção.

Balança comercial – Ainda na Zona do Euro, será informada a balança comercial de dezembro. É esperado um superávit de 25,3 bilhões de euros

Balanço – A empresa Mercado Livre divulgará o lucro líquido referente ao quarto trimestre de 2020.


Terça-feira

Feriados – O mercado chinês se mantém fechado na terça-feira pelo feriado do Festival da Primavera. A B3, bolsa brasileira, seguirá fechada devido ao feriado de Carnaval.

Zona do Euro – Sai o Índice Zew de percepção econômica de fevereiro da Zona do Euro. No mês anterior, o indicador registrou 58,30 pontos.

PIB – Outro dado da Zona do Euro é o Produto Interno Bruto, PIB, do quarto trimestre. O consenso TC indica retração do PIB de 0,70% em relação ao trimestre anterior.

Indústria – Nos Estados Unidos, será divulgado o índice de manufatura Empire State de fevereiro. A estimativa é de 5,50 pontos.

Discurso – Michelle Bowman, diretora do Federal Reserve, Fed, discursará às 13h10, horário de Brasília.

Petróleo – O Instituto de Petróleo Americano, API, fará a atualização semanal dos estoques de petróleo dos Estados Unidos. Na semana anterior, o estoque teve redução de 3,5 milhões de barris.

Japão – À noite, será informada a balança comercial do Japão de janeiro. O consenso TC aponta superávit de 600,0 bilhões de ienes.


Quarta-feira

Feriados – O mercado chinês se mantém fechado na terça-feira pelo feriado do Festival da Primavera. A B3, bolsa brasileira, abrirá às 13h devido à Quarta-feira de Cinzas.

Reino Unido – Na madrugada da quarta-feira sai o Índice de Preços ao Consumidor, IPC, de janeiro do Reino Unido. O consenso TC aponta deflação de 0,40%.

Balança comercial – No Brasil, o Ministério da Economia divulgará a balança comercial. Na semana anterior, teve déficit de US$1,15 bilhões.

Relatório Focus – Devido ao feriado de Carnaval na segunda e terça, o Relatório Focus do Banco Central será divulgado na quarta. O documento reúne as projeções do mercado para a economia brasileira.

Câmbio – O Banco Central também divulgará o fluxo cambial. Na semana anterior, o fluxo foi de US$1,005 bilhões.

IPO – As empresas Orizon e Eletromidia estrearão na B3, com ações ordinárias negociadas com o código ORVR3 e ELMD3, respectivamente.

Vencimento de opções – Os investidores estarão atentos aos vencimentos de opções sobre o Ibovespa e de opções sobre o Ibovespa futuro na quarta-feira.

Varejo – Nos Estados Unidos, saem as vendas no varejo de janeiro. No mês anterior, as vendas caíram 0,70%. Será divulgado também o núcleo das vendas no varejo, que exclui automóveis.

IPC – Outro dado americano é o Índice de Preços ao Produtor, IPP, de janeiro. No mês anterior, o indicador teve inflação de 0,30%. Sairá, ainda, o núcleo do IPP, que exclui alimentos e energia.

Ata do FOMC – A ata da reunião da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto, FOMC, que decidiu pela manutenção da taxa de juros na faixa de 0,00% a 0,25% será divulgada às 16h00, horário de Brasília.

Indústria – Será informada a produção industrial de janeiro nos Estados Unidos. No mês anterior, a produção aumentou 1,6%.

Imóveis – Ainda nos Estados Unidos, sai o índice de mercado imobiliário residencial NAHB de fevereiro. No mês anterior, o índice registrou 83,00 pontos.

Estoques – Os investidores acompanharão a variação nos estoques de empresas nos Estados Unidos em dezembro. O consenso TC indica alta de 0,50% nos estoques.

Petróleo – O Instituto de Petróleo Americano, API, atualizará os estoques de petróleo do país. A agência reportou perda de 3,50 milhões de barris na semana anterior.

Balanço – A empresa Carrefour Brasil, código CRFB3, divulgará o lucro líquido referente ao quarto trimestre de 2020.


Quinta-feira

Consumidor – Sai na quinta-feira a confiança do consumidor de fevereiro na Zona do Euro. No mês anterior, o indicador caiu 15,50 pontos.

Reino Unido – No Reino Unido, será informado o Índice GfK de confiança do consumidor de fevereiro.

IPC-Fipe – A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Fipe, vai divulgar o Índice de Preços ao Consumidor, IPC. Na quadrissemana anterior, registrou alta de 0,78%.

IPC-S – Sai outro dado inflacionário brasileiro, o o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal, IPC-S, calculado pela Fundação Getúlio Vargas, FGV. Na quadrissemana anterior, houve inflação de 0,40%.

IGP-M – A Fundação Getúlio Vargas, FGV, também vai divulgar a segunda prévia do Índice Geral de Preços-Mercado, IGP-M, de fevereiro. O índice geralmente é utilizado para correção de contratos, como os aluguéis. A segunda prévia de janeiro subiu 2,73%.

IPO – A empresa CSN Mineração estreará na B3 às 10h00, com ações ordinárias negociadas com o código CMIN3.

Ânima – A Ânima, código ANIM3, realizará às 14h00 uma assembleia geral extraordinária sobre o desdobramento de ações.

Balanços – As empresas JHSF, Linx e IRB Brasil divulgarão os lucros líquidos referentes ao quarto trimestre de 2020.

Leilão – Haverá na quinta-feira o tradicional leilão do Tesouro Nacional.

Seguro-desemprego – Já nos Estados Unidos, sai a quantidade semanal de pedidos de seguro-desemprego. Na semana anterior, foram 793 mil solicitações.

Comércio – Serão divulgados os preços de bens importados e exportados pelos Estados Unidos em janeiro. No mês anterior, o preço dos importados subiu 0,90%.

Imóveis – Além disso, sai o dado sobre construção de casas novas em janeiro. Foram 1,66 milhões de casas construídas em dezembro.

Indústria – O Federal Reserve, Fed, da Filadélfia divulgará o índice de atividade industrial de fevereiro. No mês anterior, o indicador registrou 26,50 pontos.

Discurso – Lael Brainard, diretora do Fed, discursará às 10h00, horário de Brasília.

Petróleo – A agência governamental americana Administração de Informação de Energia, EIA, atualizará os estoques de petróleo do país. A agência reportou 6,64 mil barris a menos na semana anterior.

Japão – À noite sai o Índice de Preços ao Consumidor, IPC, do Japão de janeiro.

PMI – Outros dados japoneses divulgados na quinta serão os Índices de Gerentes de Preços, PMIs, industrial, de serviços e composto, que inclui indústria e serviços, de fevereiro.


Sexta-feira

Alemanha – A agenda econômica de sexta-feira iniciará com o Índice de Preços ao Produtor, IPP, da Alemanha de janeiro. No mês anterior, o indicador teve inflação de 0,80%.

Reino Unido – No Reino Unido, saem dados sobre o varejo de janeiro. As vendas subiram 0,30% em dezembro. Também será divulgado o núcleo de vendas no varejo, que exclui automóveis.

PMI – Ainda no Reino Unido, serão informados os PMIs de serviços, industrial e composto de fevereiro. O PMI composto indicou retração no mês anterior, com 40,60 pontos.

Zona do Euro – Os investidores acompanharão os PMIs de serviços, industrial e composto da Zona do Euro de fevereiro. No mês anterior, o PMI composto indicou retração, com 47,50 pontos.

Conta corrente – Também sai o saldo da conta corrente da Zona do Euro de dezembro. O saldo de novembro foi de 26,8 bilhões de euros.

Balanços – A empresa EDP Brasil informará os lucros líquidos referentes ao quarto trimestre de 2020.

Teleconferências – IRB Brasil e JHSF realizarão teleconferências sobre os resultados do quarto trimestre às 11h00 e 15h00, respectivamente.

Estados Unidos – Nos Estados Unidos, saem os PMIs industrial, de serviços e composto de fevereiro. O PMI composto mostrou aceleração em janeiro, com 58,00 pontos.

Imóveis – Outro dado americano que sai na sexta é a variação de vendas de casas usadas em janeiro. No mês anterior, as vendas subiram 0,70%.

Petróleo – A Baker Hughes informará a contagem de sondas de petróleo nos Estados Unidos. Na semana anterior, foram registradas 397 sondas.

Texto: João Pedro Malar
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Divulgação


Leia também

Resumo da Semana: Autonomia do BC, auxílio emergencial, criptomoedas

Sanita: Grupo Natura (NTCO3)

Apple põe pé na água do Bitcoin por meio de intermediário

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais