TC Mover
Mover

Calendário Econômico: FOMC, vencimento de opções, inflação, Modalmais

Postado por: TC Mover em 14/05/2021 às 20:07
Ata do FOMC está na agenda econômica da semana

São Paulo, 14 de maio – O Calendário Econômico da próxima semana destaca a ata da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto, FOMC, do Federal Reserve, o banco central dos EUA. Já na agenda econômica brasileira, os investidores acompanharão o vencimento de opções sobre ações na B3.

Além disso, a inflação está no radar com o Índice Geral de Preços-10, IGP-10. O sócio e estrategista-chefe da Modalmais, Felipe Sichel, concederá entrevista exclusiva à TC Rádio na próxima quarta-feira, 19. Confira abaixo o Calendário Econômico completo.


Domingo

Japão – A agenda econômica da semana começa com o Índice de Preços ao Produtor, IPP, do Japão de abril. O consenso TC aponta inflação de 0,50%.

China – Já na China, sai o investimento em ativos fixos acumulado de abril. A expectativa é de alta de 19%.

Varejo – Ainda na noite de domingo, serão divulgadas as vendas no varejo chinês de abril.

Indústria – Também será informada a produção industrial da China de abril.

Desemprego – Outro dado chinês é a taxa de desemprego referente a abril. Espera-se uma taxa de 5,30%.


Segunda-feira

Relatório Focus – Na segunda-feira, sai o Relatório Focus do Banco Central, que reúne as projeções do mercado para a economia brasileira. O documento contém as expectativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, Produto Interno Bruto, PIB, taxa Selic e taxa de câmbio.

IPC-S – Os investidores acompanharão o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal, IPC-S. Foi registrada inflação de 0,33% na quadrissemana anterior.

IGP-10 – A Fundação Getúlio Vargas, FGV, divulgará o Índice Geral de Preços-10, IGP-10, de maio. As informações do índice são coletadas entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do mês de referência. Em abril, foi registrada alta de 1,58%.

Balança comercial – O Ministério da Economia informará a balança comercial. Na semana anterior, foi registrado superávit de US$2,16 bilhões.

IPOs – A G2D Investments terá recibos de ações negociados na bolsa brasileira, BDRs, pelo código G2DI. Enquanto isso, a GetNinjas estreará na B3 com ações pelo código NINJ3.

Braskem – A Braskem (BRKM3, BRKM5 e BRKM6) realizará o ESG Day 2021, às 10h30.

Balanços – Méliuz (CASH3), Linx (LINX3), Gafisa (GFSA3), Iochpe-Maxion (MYPK3), Cruzeiro do Sul (CSED3), Rede D’Or (RDOR3) e Mosaico (MOSI3) divulgarão os lucros líquidos referentes ao primeiro trimestre de 2021.

Teleconferências – A Cosan (CSAN3) realizará teleconferência de resultados às 10h00. Às 14h00, será a vez da Enjoei (ENJU3) e da CVC Brasil (CVCB3).

TC Rádio – O diretor de investimentos da CA Indosuez, Fábio Passos, será entrevistado pela TC Rádio no Espresso da Manhã. Já no Almoço de Negócios, a entrevista será com a diretora-presidente da Lady Drive, Gabriela Correa.

Manufatura – Sai o Índice de manufatura Empire State dos EUA de maio. No mês anterior, o indicador registrou 26,30 pontos.

Mercado imobiliário – Outro dado americano é o Índice NAHB do mercado imobiliário residencial de maio. O indicador teve 83,00 pontos em abril.

Japão – Já na noite de segunda-feira, será divulgado o Produto Interno Bruto, PIB, do Japão referente ao primeiro trimestre. O PIB teve alta de 2,80% no trimestre anterior.


Terça-feira

Taxa de desemprego – Será divulgada nesta terça-feira a taxa de desemprego de maio do Reino Unido. O Consenso TC é de 5%.

PIB – Sai também o Produto Interno Bruto, PIB, da Zona do Euro de maio e trimestral. Em relação ao de maio, a expectativa é de queda de 1,80%.

Balança comercial – Outro dado da Zona do Euro é a balança comercial de março. No mês anterior, foi registrado superávit de 17,7 bilhões de euros.

IPC-Fipe – A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Fipe, divulgará o Índice de Preços ao Consumidor, IPC. Na quadrissemana anterior, a alta foi de 0,35%.

CPI da Covid – O ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, vai depor a partir das 10h00 na Comissão Parlamentar de Inquérito do coronavírus, a CPI da Covid.

Leilão – O Tesouro Nacional fará o tradicional leilão de títulos, às 10h30.

Teleconferências – Mosaico e Iochpe-Maxion farão teleconferências de resultados às 10h00. Já a da Sabesp será às 10h30, com as da Gafisa, Linx e Rede D’Or às 11h00 e a da Cruzeiro do Sul às 14h00.

TC Rádio – A TC Rádio entrevistará o sócio-fundador e gestor da RPS Capital, Paolo Di Sora, no Espresso da Manhã. O co-fundador e diretor de estratégia da Remessa Online, Alexandre Liuzzi, será entrevistado no Almoço de Negócios. Já no Espresso da Tarde, a entrevista será com a economista do Insper Juliana Inhasz.

Casas construídas – Já nos EUA, será informada a quantidade de casas construídas em abril. Foram 1,74 milhões de residências construídas em março.

Petróleo – O Instituto de Petróleo Americano, API, realizará a atualização dos estoques de petróleo dos Estados Unidos. Na semana anterior, o estoque teve queda de 2,533 milhões de barris.


Quarta-feira

Reino Unido – Sai o Índice de Preços ao Consumidor, IPC, do Reino Unido de abril. O indicador teve inflação de 0,30% em março.

Zona do Euro – Já na Zona do Euro, será divulgado o IPC de maio. A expectativa é de alta de 0,60%. Outro dado é o núcleo do IPC, que exclui alimentos e energia.

CPI da Covid – O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, vai depor a partir das 10h00 na CPI da Covid.

Câmbio – O Banco Central informará o fluxo cambial. Na semana anterior, o saldo foi de US$23 bilhões.

TC Rádio – O sócio e estrategista-chefe da Modalmais, Felipe Sichel, será entrevistado pela TC Rádio no Espresso da Manhã. A entrevista no Almoço de Negócios será com o economista César Grafietti.

Ata do FOMC – Os investidores acompanharão a ata da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto, FOMC, do Federal Reserve. Ela terminou em 28 de abril, e o comitê manteve os juros básicos dos EUA no intervalo de 0% a 0,25%.

Leilão de Treasuries – O Departamento do Tesouro dos EUA fará um leilão primário de Treasuries de 20 anos às 14h00, no horário de Brasília.

Petróleo – A agência governamental americana Administração de Informação de Energia, EIA, realizará a atualização dos estoques de petróleo do país. A agência reportou perda de 427 mil barris na semana anterior.

Indústria – Será divulgada a produção industrial do Japão de maio. O consenso TC é de alta de 4%.

Japão – Outro dado japonês é a balança comercial de abril.

China – O Banco Popular da China, PBOC, definirá a taxa prime de 1 ano, a taxa básica de juros do país, na noite de quarta-feira. Espera-se que ela continue em 3,85%.


Quinta-feira

Alemanha – O calendário econômico de quinta-feira inicia com o Índice de Preços ao Produtor, IPP, da Alemanha de abril. No mês anterior, o indicador teve inflação de 0,90%.

Zona do Euro – Será informado o saldo da conta corrente da Zona do Euro de maio. O consenso TC é de 25,1 bilhões de euros.

Reino Unido – Sai o Índice GfK de confiança do consumidor do Reino Unido de maio. A expectativa é de 13 pontos negativos.

CPI da Covid – A secretária do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro deporá na CPI da Covid a partir das 10h00.

Leilão – O Tesouro Nacional fará o tradicional leilão de títulos às 10h30.

Seguro-desemprego – Nos EUA, será informada a quantidade semanal de pedidos de seguro-desemprego. A expectativa é de 451 mil solicitações.

Atividade industrial – Sai o índice de atividade industrial do Federal Reserve, Fed, da Filadélfia de maio. No mês anterior, foram registrados 50,20 pontos.

Japão – Será divulgado o Índice de Preços ao Consumidor, IPC, do Japão de maio.

PMIs – Ainda no Japão, serão informados os Índices dos Gerentes de Compras, PMIs, industrial, de serviços e composto, que combina serviços e indústria. O consenso TC para os PMIs composto e industrial é de aceleração. Os serviços devem apresentar estabilidade.


Sexta-feira

Reino Unido – Na sexta-feira, será informado o Índice de Preços ao Consumidor, IPC, do Reino Unido de abril. No mês anterior, o indicador teve inflação de 0,70%.

Varejo – Outro dado britânico é o de vendas no varejo de abril. As vendas subiram 5,40% em março.

PMI – Serão divulgados os PMIs industrial, de serviços e composto do Reino Unido de maio. O consenso TC para os três indicadores é de aceleração.

Zona do Euro – Também saem os PMIs industrial, de serviços e composto da Zona do Euro de maio. A expectativa é que os três PMIs apontem aceleração.

Confiança do consumidor – Além disso, será informada a confiança do consumidor da Zona do Euro de maio. Espera-se que ele seja negativo, com 6,80 pontos.

Vencimento de opções – Os investidores deverão ficar atentos ao vencimento de opções sobre ações na B3.

TC Rádio – Os sócios da Panamby Capital, Pedro Mollo e Reinaldo Le Grazie, serão entrevistados pela TC Rádio no Espresso da Manhã. A entrevista no Almoço de Negócios será com o gerente FP&A da Loggi, Marcelo Simões.

PMI americano – Já nos EUA, serão divulgados os PMIs industrial, de serviços e composto de maio. O consenso TC para os três indicadores é de aceleração.

Casas – Serão informadas as vendas de casas usadas de maio nos EUA.

Petróleo – A Baker Hughes atualizará a contagem de sondas de petróleo nos Estados Unidos. Na semana anterior, a contagem foi de 453 sondas.

Texto: João Pedro Malar
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Divulgação


Leia também

Cogna projeta inflexão de alavancagem em 2021

Fundos e ações ligadas às criptomoedas voltam a disparar

Resumo da Semana: Paulo Guedes, inflação, Ser Educacional (SEER3)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais