Mover

Calendário Econômico: IBC-Br, vencimento de opções, taxa de juros, feriado

Postado por: TC Mover em 16/04/2021 às 20:54
calendário econômico -

São Paulo, 16 de abril – O Calendário Econômico da próxima semana destaca o Índice de Atividade do Banco Central do Brasil, IBC-Br. A agenda econômica brasileira também conta com o vencimento de opções sobre ações na B3. Além disso, os investidores acompanharão a reunião do Banco Central Europeu, BCE, sobre a taxa de juros da Zona do Euro. Já na próxima quarta-feira, 21, a bolsa não funcionará devido ao feriado de Tiradentes. Confira abaixo o Calendário Econômico completo.


Domingo

Japão – O calendário econômico da próxima semana começa com a balança comercial do Japão de março. O consenso TC é de superávit de 490 bilhões de ienes.


Segunda-feira

Zona do Euro – Sai o saldo da conta corrente mensal da Zona do Euro de abril. A expectativa é de saldo de 19,1 bilhões de euros.

Vencimento de opções – Os investidores deverão estar atentos ao vencimento de opções sobre as ações na B3.

IBC-Br – Outro dado brasileiro é o Índice de atividade do Banco Central do Brasil, IBC-Br, de fevereiro. No mês anterior, o indicador teve alta de 1,04%.

Relatório Focus – Sai o Relatório Focus do Banco Central, que reúne as projeções do mercado para a economia brasileira. O documento contém as expectativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, Produto Interno Bruto, PIB, taxa Selic e taxa de câmbio.

IPC-Fipe – A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Fipe, divulgará o Índice de Preços ao Consumidor, IPC. Na quadrissemana anterior, o indicador teve alta de 0,71%.

IGP-M – Será informada a segunda prévia do Índice Geral de Preços – Mercado, IGP-M, de abril. A segunda prévia de março teve inflação de 2,98%.

Balança comercial – O Ministério da Economia informará a balança comercial. Na semana anterior, foi registrado superávit de US$2,13 bilhões.

IPO – A empresa Blau Farmacêutica estreará na B3 às 10h00, com ações ordinárias negociadas pelo código BLAU3.

Vale – A Vale (VALE3) informará a produção de minério de ferro, de pelotas e de níquel no primeiro trimestre de 2021.

Balanços – A Linx (LINX3), a Coca-Cola, a United Airlines e a IBM divulgarão o lucro líquido referente ao primeiro trimestre de 2021.

TC Rádio – Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset, será entrevistado pela TC Rádio às 9h18, no Espresso da Manhã. Já no Almoço de Negócios, a entrevista será às 13h30, com o CEO e fundador do Social Bank, Rodrigo Borges.

China – O Banco Popular da China, PBOC, definirá a taxa prime de 1 ano referente a abril. Espera-se que a taxa seja de 3,85%.

Japão – Será informada a produção industrial do Japão de fevereiro. O consenso TC é de queda de 2,10%.


Terça-feira

Desemprego – Será divulgada a taxa de desemprego do Reino Unido de abril. A expectativa é que a taxa seja de 5,10%.

Alemanha – Ainda na Europa, sai o Índice de Preços ao Produtor, IPP, da Alemanha de março. No mês anterior, o indicador teve inflação de 0,70%.

Leilão – O Tesouro Nacional fará o tradicional leilão de títulos, às 10h30.

Precificações – O Grupo GPS e o Hospital Care realizarão as precificações das ofertas públicas iniciais, IPOs na sigla em inglês, de ações às 17h00. As estreias na B3 acontecerão na próxima sexta-feira, 23, e no dia 26 de abril, com ações negociadas pelos códigos GGPS3 e HCAR3, respectivamente.

Balanços – Philip Morris, Johnson & Johnson e Netflix divulgarão os lucros líquidos referentes ao primeiro trimestre.

Teleconferência – A Linx realizará uma teleconferência de resultados às 11h00.

Petróleo – O Instituto de Petróleo Americano, API, fará a atualização dos estoques de petróleo dos Estados Unidos. Na semana anterior, o estoque teve queda de 3,60 milhões de barris.


Quarta-feira

Reino Unido – Será informado o Índice de Preços ao Consumidor, IPC, do Reino Unido de março. O indicador teve inflação de 0,10% em fevereiro.

Feriado – A bolsa brasileira, B3, ficará fechada na quarta-feira devido ao feriado de Tiradentes.

Câmbio – O Ministério da Economia divulgará o fluxo cambial. Na semana anterior, o saldo foi de R$1,06 bilhão.

Leilão – O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos realizará um leilão primário de Treasuries de 20 anos.

Balanço – A Verizon informará o lucro líquido referente ao primeiro trimestre.

Petróleo – A agência governamental americana Administração de Informação de Energia, EIA, fará a atualização dos estoques de petróleo do país. A agência reportou queda de 5,889 mil barris na semana anterior.


Quinta-feira

Juros – O Banco Central Europeu, BCE, se reúne na quinta-feira para decidir a taxa básica de juros da Zona do Euro. Atualmente, a taxa é de 0,00% ao ano.

Taxas – O BCE também discutirá a taxa de facilidade de cedência na Zona do Euro. Atualmente, ela é de 0,25%. A taxa de facilidade permanente de depósito também será debatida.

Zona do Euro – Ainda na Zona do Euro, sai a confiança do consumidor de abril.

Reino Unido – Será informado o índice GfK de confiança do consumidor do Reino Unido de abril. No mês anterior, o índice ficou no negativo, com 16,00 pontos.

Leilão – O Tesouro Nacional fará o tradicional leilão de títulos às 10h30.

Balanços – Blackstone Group, Intel e AT&T divulgarão os lucros líquidos referentes ao primeiro trimestre de 2021.

Seguro-desemprego – Nos Estados Unidos, será informada a quantidade semanal de pedidos de seguro-desemprego. Na semana anterior, foram 576 mil solicitações.

Atividade – O Federal Reserve, Fed, de Chicago divulgará o índice de atividade nacional de março. No mês anterior, o indicador foi negativo, com 1,09 pontos.

Casas – Também saem as vendas de casas usadas nos Estados Unidos de março. As vendas caíram 6,60% em fevereiro.

Japão – Na noite de quinta-feira, será informado o Índice de Preços ao Consumidor, IPC, do Japão de março. No mês anterior, foi registrada queda de 0,40%.

PMI – Ainda no Japão, serão divulgados os Índices dos Gerentes de Compras, PMIs, industrial, de serviços e composto, que combina indústria e serviços, de abril.


Sexta-feira

Reino Unido – Saem as vendas no varejo do Reino Unido em março. No mês anterior, as vendas aumentaram 2,10%.

PMI – Os investidores acompanharão os PMIs de serviços, industrial e composto do Reino Unido de abril. No mês anterior, os três indicadores apontaram aceleração.

Zona do Euro – Serão divulgados os PMIs industrial, composto e de serviços da Zona do Euro de abril. O indicador composto e o industrial apontaram aceleração em março, mas o de serviços apontou desaceleração.

Discurso – A presidente do BCE, Christine Lagarde, discursará às 11h30, no horário de Brasília.

IPO – O Grupo GPS estreará na B3 às 10h00, com ações negociadas pelo código GGPS3.

Balanços – A Usiminas (USIM3, USIM5 e USIM6), a Hypera (HYPE3) e a Honeywell divulgarão os lucros líquidos referentes ao primeiro trimestre de 2021

Teleconferência – A Usiminas fará uma teleconferência de resultados às 11h00.

Estados Unidos – Saem os PMIs industrial, composto e de serviços dos Estados Unidos de abril. No mês anterior, todos apontaram aceleração.

Imóveis – Serão informadas as vendas de casas novas de março dos Estados Unidos. Foram 775 mil residências vendidas em fevereiro.

Petróleo – A Baker Hughes atualizará a contagem de sondas de petróleo nos Estados Unidos. Na semana anterior, a contagem foi de 439 sondas.

Texto: João Pedro Malar
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Divulgação


Leia também

Resumo da Semana: GPA “barata”, Open Banking, corrida eleitoral

Sanita: Lojas Marisa vem rompendo canal de baixa de meses

Especial: Decisão do STF sobre Lula esquenta clima para corrida eleitoral

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais