TC Mover
Mover

Calendário Econômico: IGP-M, emprego, déficit primário

Postado por: TC Mover em 28/01/2021 às 6:00
Calendário Econômico

São Paulo, 28 de janeiro – O Calendário Econômico desta quinta-feira destaca o Índice Geral de Preços-Mercado, IGP-M. Saem também dados trabalhistas, como o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Caged, e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, PNAD Contínua. Também figura a agenda econômica brasileira o resultado primário do Governo Central. Confira abaixo o Calendário Econômico completo.

Consumidor – O Calendário Econômico da quinta-feira inicia com a confiança do consumidor de janeiro da Zona do Euro. A expectativa é que o indicador fique negativo, com 15,5 pontos.

 

IPC – Será divulgado o Índice de Preços ao Consumidor, IPC, da Alemanha de janeiro. A estimativa é de inflação de 0,40%.

IGP-M – A Fundação Getúlio Vargas, FGV, informará o Índice Geral de Preços-Mercado, IGP-M, de janeiro. Este índice geralmente é utilizado para correção de contratos, como os aluguéis. No mês anterior, o IGP-M subiu 0,96%.

 

Desemprego – Sai também a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, PNAD Contínua, de novembro, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, e considerada o indicador oficial de emprego do Brasil. O consenso TC aponta a taxa de desemprego em 14,0%.

Caged – O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Caged, de dezembro também sai na quinta-feira. Em novembro, foram 414,5 mil registros de empregos com carteira assinada.

 

Resultado primário – Os investidores devem ficar atentos ao resultado primário do Governo Central referente a dezembro. O dado mostra a diferença entre a receita e a despesa, sem contar os juros, do Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social. Em dezembro, o déficit primário foi de R$18,24 bilhões.

 

Crédito e inadimplência – O Banco Central vai divulgar o estoque de crédito total de dezembro. No mês anterior, foi registrada alta de 2,00%. Também sai a taxa de inadimplência de recursos livres de dezembro.

 

Leilão – O Tesouro Nacional realizará leilão de títulos às 10h30.

 

Coletiva – Além disso, o Tesouro divulgará os resultados de 2020, e o secretário Bruno Funchal participará de uma coletiva de imprensa às 15h00.

 

Espaçolaser – A rede de depilação Espaçolaser precificará a oferta inicial de ações, IPO na sigla em inglês, às 18h00. A empresa vai estrear na B3 no dia 1º de fevereiro, com o código ESPA3.

 

PetroRio – A produtora de petróleo e gás PetroRio, código PRIO3, fará a precificação da oferta subsequente de ações, o chamado follow-on, às 18h00.

 

Seguro-desemprego – Já nos Estados Unidos, sai o número semanal de pedidos de seguro-desemprego. A expectativa é que sejam reportadas 875 mil solicitações.

 

PIB – Também será divulgado o Produto Interno Bruto, PIB, americano do quarto trimestre. Espera-se alta de 4,00%, ante 33,40% no trimestre anterior.

 

PCE– Outro dado americano que está no radar dos investidores é o núcleo do Índice de Preços das Despesas de Consumo Pessoal, PCE, que exclui itens voláteis, como alimento e energia, do quarto trimestre. No terceiro trimestre, foi registrada alta nos preços de 3,40%.

 

Atacado – Sai também nesta quinta-feira a atualização dos estoques no atacado americano de dezembro. Não houve variação do estoque em novembro.

 

Imóveis – Ainda nos Estados Unidos, será divulgado o número de vendas de casas novas em dezembro. No mês anterior, foram 841 mil vendas.

Balanços – O McDonalds, a Visa, a Comcast, a Mondelez e a Mastercard informarão os lucros líquidos do quarto trimestre de 2020.

 

Desemprego – Sai a taxa de desemprego do Japão de dezembro. A expectativa é que a taxa seja de 3,00%.

 

Japão – A agenda econômica da quinta-feira termina com a produção industrial do Japão de dezembro. O consenso TC indica queda de 1,50%.

 

Texto: João Pedro Malar
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Divulgação

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais