Calendário Econômico: Inflação, reunião do Copom, PIB

São Paulo, 8 de dezembro – O Calendário Econômico desta terça-feira destaca a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, o índice de inflação oficial do Banco Central. Além disso, os investidores ficarão atentos ao primeiro dia de reunião do Comitê de Política Monetária, Copom, para decidir a taxa básica de juros, a taxa Selic. Também faz parte da agenda econômica o Produto Interno Bruto, PIB, da Zona do Euro. Confira abaixo o Calendário Econômico completo.
Zona do Euro – A variação do Produto Interno Bruto, PIB, do terceiro trimestre e o Índice ZEW de percepção econômica de dezembro serão divulgados na Zona do Euro às 7h00, horário de Brasília. O PIB deve disparar 12,60%.
Selic – A terça-feira é marcada pelo primeiro dia da reunião do Comitê de Política Monetária, Copom, para decidir a manutenção ou alteração da taxa básica de juros, a Selic. Atualmente, os juros básicos estão em 2,00% ao ano.
Inflação – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, vai divulgar na terça o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, de novembro. Este dado é o índice de inflação oficial do Banco Central. No mês anterior, o IPCA aumentou 0,86%. A expectativa é de desaceleração para perto de 0,70% no mês e alta de 4,11% em 12 meses.
IPC-S – Outro dado de inflação que sai na terça é o IPC-S, Índice de Preços ao Consumidor – Semanal. Na quadrissemana anterior, teve alta de 0,94%.
Eventos – Às 10h00 começa o segundo dia da Conferência Amazônia do Itaú. Já às 10h30, acontece o Investor Day da BRF.
Rede D’or – A Rede D’or vai precificar a oferta pública inicial, IPO na sigla em inglês, às 18h00. O código de negociação da companhia na B3 será RDOR3.
Petróleo – O Instituto de Petróleo Americano, API, vai divulgar os estoques de petróleo no país. Na semana anterior, foram registrados 4,10 milhões de barris.
China – À noite, sai o Índice de Preços ao Consumidor, IPC, chinês de novembro, que deve apresentar queda de 0,20% na comparação mensal. Além disso, também será divulgado na China o Índice de Preço ao Produtor, IPP, de novembro. O consenso aponta estabilidade no índice.
Texto: Letícia Matsuura
Edição: Angelo Pavini
Imagem: Divulgação

XP inicia Orizon com compra citando resiliência do setor e ESG
Orizon conta com baixa concorrência e práticas de ESG em seu DNA, disse XP, que iniciou cobertura da companhia com recomendação de compra

Arthur Lira cita PL dos Correios entre “assuntos importantes” que serão retomados
Arthur Lira disse que “assuntos importantes” serão retomados, citando pedido de urgência ao projeto que autoriza privatização dos Correios

Vieira: Acordo do Orçamento fortalece pauta econômica
O acordo do Orçamento preservou emendas parlamentares e, também, garantiu veto presidencial parcial, como queria o ministro Paulo Guedes