TC Mover
Mover

Calendário Econômico: Inflação, varejo, PMI, FOMC, feriados

Postado por: TC Mover em 03/07/2021 às 6:00
Inflação está no calendário econômico

São Paulo, 3 de julho – O Calendário Econômico da próxima semana destaca indicadores de inflação do Brasil. Saem o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, considerado a inflação oficial pelo Banco Central, e o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna, IGP-DI. Ainda na agenda econômica brasileira, serão divulgadas as vendas no varejo.

Os investidores também acompanharão os Índices dos Gerentes de Compras, PMIs, do Brasil, EUA, Europa, Japão e China. Além disso, está no radar a ata da reunião de junho do Comitê Federal de Mercado Aberto, FOMC, do Federal Reserve. As bolsas dos EUA não funcionarão na segunda-feira, 5, devido ao Dia da Independência e a B3 não abrirá na sexta-feira, 9, devido ao feriado estadual em São Paulo. Confira abaixo o Calendário Econômico completo.

Domingo

Japão  – O calendário econômico da próxima semana começa com os Índices dos Gerentes de Compras, PMIs, de serviço e composto, que combina serviços e indústria, do Japão de julho. A expectativa é que os dois apontem retração.

China – Saem os PMIs Caixin de serviços e composto da China de julho. Espera-se que os dois apontem aceleração.

Segunda-feira

Feriado – O Dia da Independência dos EUA é no domingo, 4, mas será comemorado na segunda-feira, 5. Por isso, as bolsas americanas não funcionarão neste dia.

Zona do Euro – Serão divulgados os PMIs de serviços e composto da Zona do Euro de julho. A expectativa é que os dois apontem aceleração.

Reino Unido – Os investidores acompanharão os PMIs de serviços e composto do Reino Unido de julho. Espera-se que os dois apontem aceleração.

Relatório Focus – Sai o Relatório Focus do Banco Central, que reúne as projeções do mercado para a economia brasileira. O documento contém as expectativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, Produto Interno Bruto, PIB, taxa Selic e taxa de câmbio.

PMI brasileiro – Serão informados os PMIs de serviços e composto do Brasil de julho. O consenso TC para o de serviços é de retração, e para o composto é de estabilidade.

TC Rádio – A TC Rádio entrevistará às 9h18 o diretor da Kawa Capital Management, Alan Harari, no Espresso da Manhã. Já no Almoço de Negócios, às 13h15, a entrevista será com a diretora de relacionamento com investidores da Via, Daniela Bretthauer. No Espresso da Tarde, a entrevista será às 17h15, com a economista e pesquisadora da FGV IBRE Cláudia Perdigão.

Terça-feira

Zona do Euro – Os investidores acompanharão o índice ZEW de percepção econômica da Zona do Euro de julho. A expectativa é de 78,90 pontos.

Varejo – Ainda na Zona do Euro, saem as vendas no varejo de maio. O consenso TC aponta alta de 4,10%.

TC Rádio – O sócio e diretor da mesa de renda variável da Alta Vista Daniel Bacellar será entrevistado no Espresso da Manhã. Já no Espresso da Tarde, o entrevistado será o analista da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae, Kennyston Lago.

PMI Americano – Serão informados os PMIs de serviços e composto dos EUA de julho. Espera-se que os dois apontem aceleração, com 64,80 e 63,90 pontos, respectivamente. Também sai o PMI ISM não-manufatura, referente a junho.

Quarta-feira

Indústria – Sai a produção industrial da Alemanha de maio. A expectativa é de alta de 0,50%.

Varejo – Os investidores acompanharão as vendas no varejo do Brasil de maio. O consenso TC aponta alta de 1,10%.

IGP-DI – Será informado o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna, IGP-DI, de junho. As informações do índice são coletadas do dia 1 ao último dia do mês de referência. No mês anterior, a inflação foi de 3,40%.

Câmbio – O Banco Central divulgará o fluxo cambial de junho. No mês anterior, o déficit foi de US$1,31 bilhões.

Veículos – A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, informará a produção de veículos de junho. Foram produzidos 192.843 veículos em maio.

Oi – A Oi (OIBR3) realizará o leilão da InfraCo.

Três Tentos – A distribuidora de insumos agrícolas Três Tentos fará a precificação da oferta pública inicial, IPO na sigla em inglês, de ações às 17h00. A empresa estreará na B3 na próxima segunda-feira, 12, com ações negociadas pelo código TTEN3.

TC Rádio – A TC Rádio entrevistará o sócio da Wagner Investimentos José Faria Júnior no Espresso da Manhã. O Almoço de Negócios terá o Papo Trader, com Carlos Suslik. O entrevista do Espresso da Tarde será o fundador da Teros, Juan Ferrés.

Ata do FOMC – Já nos EUA, será divulgada a ata da reunião de junho do Comitê Federal de Mercado Aberto, FOMC, do Federal Reserve.

Emprego – Também saem as ofertas de emprego JOLTs de maio. A expectativa é que 9,1 milhões de vagas tenham sido ofertadas.

Petróleo – O Instituto de Petróleo Americano, API, realizará a atualização dos estoques de petróleo dos EUA. Na semana anterior, o estoque teve perda de 8,153 milhões de barris.

Quinta-feira

Alemanha – Os investidores acompanharão a balança comercial da Alemanha referente a maio. A expectativa é de superávit de 17,4 bilhões de euros.

IPCA – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, divulgará o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, de junho. O indicador é considerado a inflação oficial pelo Banco Central. O consenso TC aponta alta de 0,70%.

IPC-S – Sai o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal, o IPC-S. Na quadrissemana anterior, o indicador subiu 0,64%.

Aneel – A Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, realizará os leilões de energia nova A-3 e A-4.

ANTT – A Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT, fará às 14h00 o leilão da BR-163/230.

TC Rádio – O Espresso da Manhã terá a entrevista com a sócia da Mauá Capital Carolina Costa. Já no Espresso da Tarde, a TC Rádio entrevista o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.

Seguro-desemprego – Nos EUA, sai a quantidade semanal de pedidos de seguro-desemprego. A expectativa é de 355 mil solicitações.

Petróleo – A agência governamental americana Administração de Informação de Energia, EIA, realizará a atualização dos estoques de petróleo do país. A agência reportou perda de 6,718 milhões de barris na semana anterior.

China – Já na noite de quinta-feira, será divulgado o Índice de Preços ao Consumidor, IPC, da China de junho. A expectativa é que não haja alteração em relação a maio.

IPP – Outro dado chinês é o Índice de Preços ao Produtor, IPP, de junho. Espera-se uma alta de 8,80% na comparação anual.

Sexta-feira

Feriado – A B3, bolsa brasileira, não funcionará na sexta-feira devido ao feriado estadual do dia da Revolução Constitucionalista de 1932, no Estado de São Paulo.

PIB – Sai o Produto Interno Bruto, PIB, do Reino Unido de maio. O consenso TC aponta crescimento de 25,10% na base anual.

Indústria – Será divulgada a produção industrial do Reino Unido de maio. A expectativa é de alta de 1,50%.

Balança comercial – Outro dado britânico é a balança comercial de maio. Espera-se um déficit de 1,4 bilhões de libras.

Atacado – Nos EUA, serão informados os estoques no atacado dos EUA de junho. O consenso TC é de alta de 1,10%.

Petróleo – A Baker Hughes atualizará a contagem de sondas de petróleo nos EUA. Na semana anterior, a contagem foi de 475 sondas.

Japão – Na noite de sexta-feira, sai o Índice de Preços ao Produtor, IPP, do Japão de junho. No mês anterior, foi registrada inflação de 0,70%.

Texto: João Pedro Malar
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Divulgação


Leia também

PGR quer investigar prevaricação de Jair Bolsonaro

Especial: Papéis cíclicos brilham em carteiras recomendadas de julho

Sanita: Seis motivos para Alliar (AALR3) se recuperar

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais