Mover

Calendário Econômico: IPCA-15, vencimento de opções, PCE, PIB dos EUA

Postado por: TC Mover em 18/12/2020 às 22:43

São Paulo, 18 de dezembro – Na semana mais curta pelo feriado de Natal, o Calendário Econômico destaca o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15, IPCA-15, considerado a prévia da inflação oficial do Banco Central. Além disso, haverá vencimento de opções sobre ações na bolsa brasileira, B3.

Na agenda econômica americana, sai o Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal, PCE. Outro dado importante que os investidores devem ficar atentos é o Produto Interno Bruto, PIB, dos Estados Unidos. Confira abaixo o Calendário Econômico completo.

Segunda-feira

Relatório Focus – O Calendário Econômico desta segunda-feira inicia com o Relatório Focus. Divulgado pelo Banco Central, o documento mostra as projeções feitas pelo mercado sobre a economia brasileira, como a taxa básica de juros, Selic, e o Produto Interno Bruto, PIB.

Vencimento – A segunda-feira é o dia do vencimento das opções sobre ações na bolsa brasileira, B3.

Investor Day – A Oi realiza seu Investor Day, apresentando aos investidores as perspectivas da empresa para os próximos anos.

Balança comercial – Também sai a balança comercial brasileira. Na semana anterior, houve saldo negativo de US$480 bilhões.

Confiança do consumidor – Será divulgada a confiança do consumidor da Zona do Euro referente a dezembro. O consenso TC prevê estabilidade dos -17,6 pontos.

Atividade – Já nos Estados Unidos, o Federal Reserve de Chicago divulgará o índice de atividade nacional.

Terça-feira

PIB britânico – Na madrugada desta terça-feira sai a variação do Produto Interno Bruto, PIB, do terceiro trimestre do Reino Unido. A estimativa é de alta de 15,50%.

Confiança do consumidor – Na Alemanha, será divulgado o índice GfK de confiança do consumidor de janeiro. O consenso aponta piora de -6,7 pontos para 9,5 pontos.

IPCA-15 – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, divulga o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15, IPCA-15, de dezembro. O dado é considerado a prévia da inflação oficial do Banco Central e as informações são coletadas do dia 16 do mês anterior ao dia 15 do mês de referência.

Consumidor brasileiro – Sai também a sondagem do consumidor de dezembro feita pela Fundação Getúlio Vargas, FGV.

Banco Inter – Acontece às 12h00 a Assembleia Geral Extraordinária com os acionistas do Banco Inter para discutir a reforma do estatuto social.

PIB americano – Nos Estados Unidos, sai o PIB do terceiro trimestre. A expectativa é de salto de 33,10%.

Núcleo do PCE – O núcleo do Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal, PCE, americano, que exclui alimentação e enérgica, do terceiro trimestre deve aumentar 3,50%.

Casas usadas – Também serão divulgados os dados sobre casas usadas de novembro nos Estados Unidos. A estimativa é de queda de 1% nas vendas em relação ao mês anterior.

Indústria – No radar do investidor também terá a sondagem industrial de dezembro feita pelo Federal Reserve de Richmond.

Consumidor americano – Ainda nos Estados Unidos, saem dados sobre a confiança dos consumidores americanos de dezembro.

Petróleo – O Instituto de Petróleo Americano API vai divulgar os estoques de petróleo no país. Na semana anterior foram registrados 1,97 milhão de barris.

Japão – À noite, sai a ata da reunião do Banco do Japão, detalhando a decisão monetária.

Quarta-feira

IPC-S – O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal, IPC-S, feito pela FGV, abre o Calendário Econômico desta quarta-feira. Na quadrissemana anterior, o índice registrou alta de 1,41%.

Inflação – Além do IPC-S, a FGV vai divulgar o Índice Nacional de Custo da Construção do Mercado, INCC-M, de dezembro. A inflação no mês anterior foi de 1,29%. Esse dado faz parte do cálculo do Índice Geral de Preços do Mercado, IGP-M.

Crédito e inadimplência – Saem também a variação do estoque de crédito total e a taxa de inadimplência em recursos livres, ambos referentes a novembro. 

Dívida pública – Será divulgado na manhã desta quarta-feira o relatório de dívida pública do Tesouro Nacional de novembro.

Fluxo cambial – Além disso, deve estar no radar dos investidores o fluxo cambial, que na semana anterior registrou déficit de US$188 milhões.

PCE – Já nos Estados Unidos, sai o Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal, PCE, de novembro.  No mês anterior, o índice apresentou estabilidade.

Rendas e gastos pessoais – Saem dados de renda e gastos pessoais dos americanos de novembro. A renda deve apresentar queda de 0,30% e os gastos, recuo 0,20%.

Casas novas – Também será divulgado o número de vendas de casas novas de setembro nos Estados Unidos. A expectativa é que os Estados Unidos apresentem 998 mil vendas, mil a menos que no mês anterior.

Michigan – A Universidade de Michigan vai divulgar dados sobre a confiança do consumidor americano e a pesquisa de condições de negócios, ambos de dezembro.

Petróleo – Devido ao Natal, tanto a variação de estoques de petróleo calculada pela Administração de Informação de Energia, EIA, quanto a contagem de sondas feita pelo Baker Hughes serão divulgadas na quarta.

Texto: Letícia Matsuura
Edição: Angelo Pavini
Imagem: Divulgação

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais