Mover

Calendário Econômico: Juros, IBC-Br, vencimento de opções, emprego

Postado por: TC Mover em 12/03/2021 às 19:42
calendário econômico

São Paulo, 12 de março – O Calendário Econômico da próxima semana destaca a reunião do Comitê de Política Monetária, Copom, sobre a taxa básica de juros, a taxa Selic. O Comitê Federal de Mercado Aberto, FOMC, do banco central americano, o Banco da Inglaterra, o Banco do Japão também decidirão as taxas de juros. Além da decisão de política monetária, a agenda econômica brasileira inclui o Índice de Atividade Econômica do Banco Central, IBC-Br.

Além disso, os investidores deverão ficar atentos aos vencimentos de opções sobre ações e sobre o Ibovespa na B3. Em relação aos dados de emprego no Brasil, sai o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Caged. Confira abaixo o Calendário Econômico completo.

Domingo

China – O Calendário Econômico da semana começa com os dados sobre o investimento em ativos fixos acumulado da China referentes a janeiro e fevereiro. Em dezembro, o investimento aumentou 2,90%.

Indústria – Outro dado chinês é a produção industrial de janeiro e fevereiro. A produção teve alta de 7,30% em dezembro.

Varejo – Ainda na noite de domingo, saem as vendas no varejo chinês de janeiro e fevereiro. As vendas aumentaram 4,60% em dezembro.

Desemprego – Também será informada a taxa de desemprego da China referente a janeiro e fevereiro. A taxa foi de 5,20% em dezembro.

Segunda-feira

Relatório Focus – O Banco Central divulgará o Relatório Focus, que reúne as projeções do mercado para a economia brasileira. O documento contém as expectativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, Produto Interno Bruto, PIB, taxa Selic e taxa de câmbio.

Atividade econômica – Sai o Índice de Atividade Econômica do Banco Central, IBC-Br, de janeiro, que reúne os dados do varejo, indústria e serviços.

Balança comercial – O Ministério da Economia informará a balança comercial. Na semana anterior, foi registrado superávit de US$917 bilhões.

Opções – Os investidores ficarão atentos ao vencimento de opções sobre ações na B3, às 13h00.

Smiles – A Smiles (SMLS3) realizará às 9h00 uma Assembleia Geral Extraordinária sobre incorporação pela Gol (GOLL4).

Balanços – Direcional Engenharia (DIRR3),Guarapes (GUAR3)m a Eletrobras (ELET3 e ELET6) e Positivo (POSI3) informarão os lucros líquidos referentes ao quarto trimestre.

Indústria – Já nos Estados Unidos, sai o índice de manufatura Empire State de março.

Terça-feira

Japão – Na madrugada de terça-feira, sai a produção industrial do Japão de janeiro. Outro dado japonês que será divulgado é a balança comercial de fevereiro.

Zona do Euro – Será divulgado o índice ZEW de percepção econômica de março da Zona do Euro.

IPC-S – A Fundação Getúlio Vargas, FGV, informará o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal, IPC-S. Na quadrissemana anterior, o índice teve inflação de 0,67%.

IGP-10 – Sai o Índice Geral de Preços-10, IGP-10, de março. As informações para o cálculo do índice são coletadas entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do mês de referência. O IGP-10 teve alta de 2,97% em fevereiro.

Copom – Começa, às 11h00, o primeiro dia da reunião do Comitê de Política Monetária, Copom, do Banco Central sobre a taxa básica de juros, a taxa Selic.

Caged – Será divulgado o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Caged, de janeiro. No mês anterior, foi registrada perda de 67,90 mil vagas de emprego com carteira assinada.

Investidor – A Cosan (CSAN3) realizará, a partir das 9h00, um Dia do Investidor, apresentando expectativas da empresa para os próximos anos.

Balanço – A NotreDame Intermédica (GNDI3) e a Gafisa (GFSA3)informarão os lucros líquidos referentes ao quarto trimestre.

Teleconferências – A Direcional Engenharia realizará teleconferência de resultados às 10h00. Às 10h30, será a vez da Positivo, e às 11h00, da Guarapes.

Varejo – Já nos Estados Unidos, saem as vendas no varejo de fevereiro. No mês anterior, aumentaram 5,30%. Também será divulgado o núcleo das vendas, que exclui automóveis, gasolina, alimentos e materiais de construção.

Comércio – Também nos Estados Unidos, serão divulgados os preços de bens exportados e importados de fevereiro. No mês anterior, foi registrada alta de 2,50% nos preços de bens exportados.

Indústria – Sai a produção industrial dos Estados Unidos de fevereiro. A produção caiu 1,80% em janeiro.

Residências – Será informado o índice do mercado imobiliário residencial, NAHB, de março dos Estados Unidos. Em fevereiro, o índice registrou 84,00 pontos.

Petróleo – O Instituto de Petróleo Americano, API, fará a atualização semanal dos estoques de petróleo dos Estados Unidos. Na semana anterior, o estoque teve aumento de 12,79 milhões de barris.

Quarta-feira

IPC – Será divulgado o Índice de Preços ao Consumidor, IPC, da Zona do Euro de fevereiro. No mês anterior, foi registrada alta de 0,20%. Sai, também, o núcleo do IPC, que exclui alimentos e energia.

IPC-Fipe – A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Fipe, divulgará o Índice de Preços ao Consumidor, IPC. Na quadrissemana anterior, o indicador teve inflação de 0,20%.

Fluxo cambial – Sai o fluxo cambial brasileiro. Na semana anterior, o déficit foi de US$436 milhões.

Vencimento de opções – Os investidores acompanharão o vencimento de opções sobre o Ibovespa, às 13h00.

Copom – Começa às 14h00 o último dia de reunião do Copom, que tem como tema a taxa básica de juros, taxa Selic. A decisão sobre a taxa será informada às 18h30.

Leilão – O Tesouro Nacional fará o tradicional leilão de títulos às 10h30.

Balanços – Copel (CPLE3), Eztec (EZTC3), SLC Agrícola (SLCE3), YDUQS (YDUQ3) e e Unipar Carbocloro (UNIP3, UNIP5 e UNIP6) informarão os lucros líquidos do quarto trimestre.

Teleconferência -A NotreDame Intermédica (GNDI3) e a Gafisa (GFSA3) realizarão uma teleconferência de resultados às 11h00.

Juros – O Comitê Federal de Mercado Aberto, FOMC, do Federal Reserve, banco central americano, se reunirá para decidir a Taxa Fed Funds, equivalente a juros básicos. A faixa da taxa de juros nos Estados Unidos atualmente é entre 0,00% e 0,25% ao ano.

Construção – Ainda nos Estados Unidos, sai a construção de casas novas em fevereiro. No mês anterior, foram 1,88 milhões de imóveis.

Petróleo – A agência governamental americana Administração de Informação de Energia, EIA, atualizará os estoques de petróleo do país. A agência reportou alta de 13,79 milhões de barris na semana anterior.

Quinta-feira

Balança comercial – Sai a balança comercial de janeiro da Zona do Euro.

Juros – O Banco da Inglaterra realizará uma reunião sobre a taxa de juros do Reino Unido. Atualmente, os juros são de 0,10% ao ano.

Consumidor – Será informado o índice GfK de confiança do consumidor do Reino Unido de março.

IGP-M – A Fundação Getúlio Vargas, FGV, divulgará a segunda prévia do Índice Geral de Preços – Mercado, IGP-M, de março. A segunda prévia de fevereiro teve inflação de 2,29%.

Balanços – Gol Linhas Aéreas (GOLL4), C&A (CEAB3) e Hapvida (HAPV3) informarão os lucros líquidos referentes ao quarto trimestre.

Teleconferências – SLC Agrícola, Copel e YDUQS realizarão teleconferências de resultados às 10h00. Às 10h30, será a vez da Eztec. A Gol (GOLL4) fará sua teleconferência às 13h30, e a Unipar Carbocloro às 14h00.

Seguro-desemprego – Nos Estados Unidos, sai a quantidade de pedidos de seguro-desemprego. Na semana anterior, foram 712 mil solicitações.

Indústria – Outro dado americano é o índice de atividade industrial do Federal Reserve, Fed, da Filadélfia de março. No mês anterior, o índice registrou 23,10 pontos.

Japão – Na noite de quinta-feira, sai o Índice de Preços ao Consumidor, IPC, de fevereiro.

Sexta-feira

Juros – O Banco do Japão divulgará na madrugada de sexta-feira a decisão sobre a taxa de juros do país. Atualmente, a taxa é negativa, de 0,10% ao ano.

Alemanha – Será divulgado o Índice de Preços ao Produtor, IPP, de fevereiro da Alemanha. No mês anterior, foi registrada inflação de 1,40%.

Balanços – A Taurus Armas (TASA3 e TASA4) informará o lucro líquido referente ao quarto trimestre.

Teleconferências – A Hapvida (HAPV3) e a C&A (CEAB3) realizarão teleconferências de resultados às 11h00.

Petróleo – A Baker Hughes informará a contagem de sondas de petróleo nos Estados Unidos. Na semana anterior, a contagem foi de 402 sondas.

Texto: João Pedro Malar
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Divulgação


Leia também

Resumo da Semana: Lula, PEC Emergencial, vacinas

Mansano: Super quarta, o que esperar?

Sanita: BTG Pactual (BPAC11)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais