TC Mover
Mover

Calendário Econômico: Opep, inflação, juros

Postado por: TC Mover em 10/06/2021 às 5:55
Opep está no calendário econômico

São Paulo, 10 de junho – O Calendário Econômico desta quinta-feira destaca o relatório da última reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, Opep, e seus aliados. Já na agenda econômica americana, será divulgado o Índice de Preços ao Consumidor, IPC, um importante dado de inflação. Os investidores acompanharão, ainda, a decisão do Banco Central Europeu, BCE, sobre a taxa básica de juros da Zona do Euro. Confira abaixo o Calendário Econômico completo.


Europa

Juros – O Banco Central Europeu, BCE, informará nesta quinta-feira, 10, a decisão sobre a taxa básica de juros da Zona do Euro. Atualmente, a taxa é de 0,00% ao ano.

Depósito – O BCE discutirá, ainda, a taxa de facilidade permanente de depósito na Zona do Euro. Atualmente, a taxa é negativa, a 0,50%. A taxa de facilidade de cedência também será debatida.


Brasil

Opep – Sai o relatório da última reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados, Opep+, que decidiu pela manutenção do acordo de produção de petróleo. O Brasil integra o grupo.

IGP-M – A Fundação Getúlio Vargas, FGV, divulgará a primeira prévia do Índice Geral de Preços-Mercado, IGP-M, de junho. O índice geralmente é utilizado para correção de contratos, como os aluguéis. A primeira prévia de maio teve inflação de 2,68%.

Leilão – O Tesouro Nacional realizará o tradicional leilão de títulos às 10h30.

Itaú – O diretor de RI do Itaú Unibanco (ITUB3 e ITUB4), Renato Jacob, participará às 12h00 de uma live da XP.

Lojas Americanas – A Lojas Americanas (LAME3 e LAME4) fará às 15h30 uma Assembleia Geral sobre o novo Conselho de Administração da empresa.

TC Rádio – O gestor dos fundos Orion e Panorama da Captalys, Leandro Andrade, será entrevistado às 9h18 pela TC Rádio no Espresso da Manhã. No Almoço de Negócios, a entrevista será às 13h15, com o diretor-presidente da Arker, Thomaz Camanho. Já a entrevista do Espresso da Tarde será às 17h15, com a economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Turismo Izis Ferreira.


EUA

IPC – A esperada inflação ao consumidor americano sai nesta manhã. O Índice de Preços ao Consumidor, IPC, dos EUA de maio deve apresentar alta de 0,40%. O núcleo do IPC, que exclui alimentos e energia, também será divulgado.

Seguro-desemprego – Também faz parte do Calendário Econômico a quantidade semanal de pedidos de seguro-desemprego. A expectativa é de 370 mil solicitações.

Orçamento – Os investidores acompanharão o balanço orçamentário federal dos EUA de maio. O consenso TC aponta um déficit de US$230 bilhões.

Leilão de Treasuries – O Departamento do Tesouro dos EUA realizará um leilão primário de Treasuries de 30 anos às 14h00, no horário de Brasília.

Texto: João Pedro Malar
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Divulgação


Leia também

IPCA salgado eleva apostas de fim de ajuste parcial

Saída de mineradores da China pode tornar Bitcoin “mais verde”

Especial: Reforma Administrativa retoma impulso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais