Mover

Calendário Econômico: PIB, PMI, Opep+

Postado por: TC Mover em 03/12/2020 às 6:00

São Paulo, 3 de dezembro – O Calendário Econômico desta quinta-feira destaca o Produto Interno Bruto, PIB, brasileiro do terceiro trimestre. Também faz parte da agenda econômica a divulgação dos Índices de Gerentes de Compras, PMIs, do Brasil, Reino Unido e Estados Unidos. Também está no radar dos investidores o segundo dia de reunião de membros e aliados da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, Opep+. Confira abaixo o Calendário Econômico completo.

PMI europeu – O Calendário Econômico desta quinta-feira começa com o PMI, Índice de Gerentes de Compras, de serviços do Reino Unido referente a novembro. O índice deve apontar retração.

Varejo – Sai também a variação de vendas do varejo na Zona do Euro de outubro. A estimativa é de alta de 0,5% em relação ao mês anterior.

Opep+ – Às 8h00, horário de Brasília, desta quinta acontece nesta quinta-feira o segundo dia da reunião de países membros e aliados da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, Opep+.

Rio Oil & Gas – Outro evento importante que acontece nesta quinta-feira é o Rio Oil & Gas 2020, que será totalmente digital devido à pandemia.

PIB – Os investidores devem ficar atentos à variação do PIB do terceiro trimestre. O consenso do TC aponta alta de 9,00% em relação ao trimestre anterior, mas deve cair 3,50% na comparação anual.

Senado – Estão na pauta do Senado as votações das diretrizes para distribuição de vacinas e do Marco do Reempreendedorismo.

Brasil e EUA – Os PMIs de serviços e compostos brasileiros de novembro também serão divulgados. Nos Estados Unidos, saem os PMIs de serviços e compostos de novembro e o PMI ISM não-manufatura. Os índices americanos devem apontar aceleração em todos os setores.

Seguro-desemprego – Os dados semanais sobre o seguro-desemprego também fazem parte do Calendário Econômico da quinta-feira. A estimativa é que nesta semana sejam registrados 770 mil pedidos de seguro-desemprego.

Texto: Letícia Matsuura
Edição: Angelo Pavini
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais