Calendário Econômico: PIB, PMI, Opep+

São Paulo, 3 de dezembro – O Calendário Econômico desta quinta-feira destaca o Produto Interno Bruto, PIB, brasileiro do terceiro trimestre. Também faz parte da agenda econômica a divulgação dos Índices de Gerentes de Compras, PMIs, do Brasil, Reino Unido e Estados Unidos. Também está no radar dos investidores o segundo dia de reunião de membros e aliados da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, Opep+. Confira abaixo o Calendário Econômico completo.
PMI europeu – O Calendário Econômico desta quinta-feira começa com o PMI, Índice de Gerentes de Compras, de serviços do Reino Unido referente a novembro. O índice deve apontar retração.
Varejo – Sai também a variação de vendas do varejo na Zona do Euro de outubro. A estimativa é de alta de 0,5% em relação ao mês anterior.
Opep+ – Às 8h00, horário de Brasília, desta quinta acontece nesta quinta-feira o segundo dia da reunião de países membros e aliados da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, Opep+.
Rio Oil & Gas – Outro evento importante que acontece nesta quinta-feira é o Rio Oil & Gas 2020, que será totalmente digital devido à pandemia.
PIB – Os investidores devem ficar atentos à variação do PIB do terceiro trimestre. O consenso do TC aponta alta de 9,00% em relação ao trimestre anterior, mas deve cair 3,50% na comparação anual.
Senado – Estão na pauta do Senado as votações das diretrizes para distribuição de vacinas e do Marco do Reempreendedorismo.
Brasil e EUA – Os PMIs de serviços e compostos brasileiros de novembro também serão divulgados. Nos Estados Unidos, saem os PMIs de serviços e compostos de novembro e o PMI ISM não-manufatura. Os índices americanos devem apontar aceleração em todos os setores.
Seguro-desemprego – Os dados semanais sobre o seguro-desemprego também fazem parte do Calendário Econômico da quinta-feira. A estimativa é que nesta semana sejam registrados 770 mil pedidos de seguro-desemprego.
Texto: Letícia Matsuura
Edição: Angelo Pavini
Imagem: TC Mover

Bank of America supera consenso em balanço do primeiro trimestre
Bank of America relatou lucro por ação foi de US$0,86, superando consenso e anunciou recompra de ações de US$25 bilhões. Confira!

Balanços e bateria de dados nos EUA dominam pregão; Orçamento no radar: Espresso
A quinta-feira começa com apetite por risco no exterior em meio a uma rodada de balanços de gigantes americanos. Confira!

Calendário Econômico: Inflação, serviços, varejo
O Calendário Econômico desta quinta-feira destaca inflação do IGP-10, a pesquisa de serviços brasileiros e as vendas do varejo dos EUA