Mover

Calendário Econômico: PMI, inflação, Infra Week, ata do FOMC

Postado por: TC Mover em 02/04/2021 às 19:00
calendário econômico

São Paulo, 2 de abril – O Calendário Econômico da próxima semana destaca os Índices dos Gerentes de Compras, PMIs, das principais economias do mundo, incluindo Brasil, Estados Unidos e China. A agenda econômica brasileira também inclui inflação, com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, considerado o indicador oficial do Banco Central, e o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna, IGP-DI.

Os investidores acompanharão a Infra Week, evento realizado pelo Ministério da Infraestrutura com diversos leilões entre a quarta-feira e a sexta-feira. Já no exterior, deve ficar no radar a divulgação da ata da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto, FOMC, do Federal Reserve, Fed, realizada em 17 de março. Confira abaixo o Calendário Econômico completo.

Domingo

Japão – O calendário econômico da próxima semana começa com os Índices dos Gerentes de Compras, PMIs, de serviços e composto, que combina serviços e indústria, do Japão de março.

Segunda-feira

Feriados – A bolsa de valores da China não abrirá devido ao feriado do Festival Qingming. As bolsas da Alemanha e do Reino Unido também não funcionarão na segunda-feira, com o feriado da Páscoa.

IPC-Fipe – A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Fipe, divulgará o Índice de Preços ao Consumidor, IPC, de março. O indicador registrou alta de 0,23% em fevereiro.

IPC-S – Já a Fundação Getúlio Vargas, FGV, informará o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal, IPC-S. Na quadrissemana anterior, o índice teve inflação de 1,03%.

Relatório Focus – Sai o Relatório Focus do Banco Central, que reúne as projeções do mercado para a economia brasileira. O documento contém as expectativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, Produto Interno Bruto, PIB, taxa Selic e taxa de câmbio.

Veículos – A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, Fenabrave, divulgará as vendas de veículos de março. No mês anterior, foram vendidos 167,3 mil automóveis.

IPO – A empresa LG Informática fará a precificação da oferta pública inicial, IPO na sigla em inglês, de ações às 17h00. Ela estreará na B3 na próxima quarta-feira, 7, com ações negociadas pelo código GENT3.

Guedes – O Ministro da Economia, Paulo Guedes, dará uma entrevista para o InfoMoney e a XP Investimentos às 15h30.

TC Rádio – O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, será o entrevistado da TC Rádio às 9h30, no Espresso da Manhã. Já às 13h30, Eduardo Santos, diretor de B2B e Conteúdos e Serviços da Samsung Brasil, será entrevistado no Almoço de Negócios.

PMI – Os investidores acompanharão os PMIs de serviços, composto e ISM não-manufatura dos Estados Unidos referentes a março. Todos apontaram aceleração em fevereiro.

Indústria – Outro dado americano é a variação nas encomendas à indústria em fevereiro. No mês anterior, as encomendas subiram 2,60%.

China – Na noite de segunda-feira, saem os PMIs Caixin de serviços e composto de março. O PMI de serviços apontou aceleração em fevereiro.

Terça-feira

Desemprego – Sai a taxa de desemprego da Zona do Euro de fevereiro. No mês anterior, a taxa foi de 8,10%.

PMI – Serão divulgados os PMIs Markit de serviços e composto do Brasil de março. Os dois indicadores apontaram retração em fevereiro.

Leilão – O Tesouro Nacional realizará o tradicional leilão de títulos às 10h30.

Dasa – A Dasa (DASA3) precificará às 17h00 a oferta primária e secundária de 59 milhões de ações ordinárias, no chamado “re-IPO” da empresa na B3.

Infraestrutura – O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, participará de um painel do Fórum de Investimento Brasil, às 11h00.

TC Rádio – Bruno Blecher, jornalista que cobre o setor de agronegócio, será entrevistado pela TC Rádio no Espresso da Manhã.

Emprego – Já nos Estados Unidos, serão informadas as ofertas de empregos JOLTs de fevereiro. No mês anterior, foram ofertadas 6,91 milhões de vagas.

Petróleo – O Instituto de Petróleo Americano, API, fará a atualização semanal dos estoques de petróleo dos Estados Unidos. Na semana anterior, o estoque teve alta de 3,91 milhões de barris.

Quarta-feira

Zona do Euro – Serão informados os PMIs de serviços e composto da Zona do Euro de março. No mês anterior, os dois indicadores apontaram retração.

Reino Unido – Ainda na Europa, saem os PMIs de serviços e composto do Reino Unido de março. Ambos tiveram retração em fevereiro.

IGP-DI – Será divulgado o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna, IGP-DI, de março. As informações do índice são coletadas do dia 1 ao último dia do mês de referência. Em fevereiro, o IGP-DI teve inflação de 2,71%.

Aeroportos – A Agência Nacional de Aviação Civil, Anac, fará, a partir das 9h00, uma nova rodada de leilão para concessão de aeroportos.

Fluxo cambial – Sai o fluxo cambial brasileiro. Na semana anterior, o déficit foi de US$2,80 bilhões.

Produção – A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, informará a produção de veículos de março. A produção foi de 197,0 mil automóveis em fevereiro.

IPO – A LG Informática estreia na bolsa brasileira, a B3, com ações ordinárias negociadas pelo código GENT3.

Fórum de Investimento – Gustavo Montezano, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, e Paulo Guedes, ministro da Economia, participarão do Fórum de Investimento Brasil às 8h20 e às 18h00, respectivamente.

TC Rádio – O Espresso da Manhã terá entrevista com Sérgio Leitão, diretor do Instituto Escolhas. João Paulo Fiuza, presidente da ONE7, será o entrevistado da TC Rádio no Almoço de Negócios.

Ata do FOMC – Os investidores acompanharão a ata da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto, FOMC, do Federal Reserve, Fed, realizada no dia 17 de março. O comitê decidiu pela manutenção da taxa de juros americana, a chamada Taxa Fed Funds, no intervalo de 0,00% a 0,25% ao ano.

Balança comercial – Também nos Estados Unidos, será divulgada a balança comercial de fevereiro. No mês anterior, foi registrado déficit de US$68,2 bilhões.

Petróleo – A agência governamental americana Administração de Informação de Energia, EIA, atualizará os estoques de petróleo do país. A agência reportou queda de 876 mil barris na semana anterior.

Quinta-feira

PMI – A agenda econômica de quinta-feira começa com o PMI de construção de março do Reino Unido. Em fevereiro, o índice apontou aceleração, com 53,30 pontos.

IPP – Já na Zona do Euro, sai o Índice de Preços ao Produtor, IPP, de fevereiro. No mês anterior, o indicador teve inflação de 1,40%.

Biosev – A Biosev (BSEV3) fará uma Assembleia Geral Extraordinária às 14h00 para discutir a proposta de incorporação pela Hédera (HEGR). As ações da Hédera são negociadas na bolsa de Estocolmo.

Ferrovia – O Ministério da Infraestrutura fará, às 9h00, o leilão de concessão da Ferrovia de Integração Leste-Oeste.

Leilão – Outro leilão na quinta-feira é o de títulos, realizado pelo Tesouro Nacional, às 10h30.

Mourão – O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, será entrevistado pela InfoMoney e pela XP Investimentos às 17h00.

TC Rádio – Carlos Kawall, da ASA Investments, é o entrevistado do Espresso da Manhã na TC Rádio. Já no Almoço de Negócios, a entrevista será com Rodrigo Dantas, CEO da Vindi.

Seguro-desemprego – Nos Estados Unidos, sai a quantidade de pedidos de seguro-desemprego. Na semana anterior, foram 684 mil solicitações.

China – Serão informados o Índice de Preços ao Consumidor, IPC, e o Índice de Preços ao Produtor, IPP, da China de março.

Sexta-feira

Alemanha – Sai a balança comercial da Alemanha de fevereiro. No mês anterior, foi registrado superávit de 14,3 bilhões de euros.

Indústria – Outro dado alemão é a produção industrial de fevereiro. A produção caiu 2,50% em janeiro.

IPCA – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, informará o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, de março. Ele é considerado o indicador de inflação oficial pelo Banco Central. Em fevereiro, teve alta de 0,86%.

IGP-M – A Fundação Getúlio Vargas, FGV, divulgará a primeira prévia do Índice Geral de Preços – Mercado, IGP-M, de abril. A primeira prévia de março teve inflação de 1,95%.

Leilão – O Ministério da Infraestrutura fará um leilão de terminais portuários às 9h00.

Hype – A Hype (HYPE3) realiza um Dia do Investidor, também conhecido como Investor Day, às 14h00, em que apresentará planos e projetos para os próximos anos.

Viveo – A Viveo, empresa do setor de saúde, fará a precificação da oferta pública inicial, IPO na sigla em inglês, de ações às 17h00. A companhia estreará na B3 no dia 12 de abril, com ações negociadas pelo código VVEO3.

Campos Neto – Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil, dará uma entrevista para o InfoMoney e a XP Investimentos às 11h00.

TC Rádio – Fabiana Panachão, da Money Play, será entrevistada pela TC Rádio no Espresso da Manhã. O CEO da JHSF, Thiago Oliveira, é o entrevistado do Almoço de Negócios.

IPP – Já nos Estados Unidos, sai o Índice de Preços ao Produtor, IPP, de março. No mês anterior, o indicador teve inflação de 0,50%. Outro dado é o núcleo do IPP, que exclui alimentos e energia.

Atacado – Também serão divulgados os estoques no atacado de fevereiro dos Estados Unidos. Em janeiro, os estoques aumentaram 1,30%.

Petróleo – A Baker Hughes atualizará a contagem de sondas de petróleo nos Estados Unidos. Na semana anterior, a contagem foi de 430 sondas.

Texto: João Pedro Malar
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Divulgação


Leia também

Sena: De poemas, sutilezas e balanços no Brasil – o caso da Enjoei

PMI industrial de março nos EUA é o segundo maior da história

Especial: Obcecado por ESG, setor de proteínas busca consolidação e olha para a China

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais