Mover

Calendário Econômico: PMI, Payroll, produção industrial

Postado por: TC Mover em 29/01/2021 às 20:09
calendário econômico

São Paulo, 29 de janeiro – O Calendário Econômico da próxima semana destaca o Índice de Gerentes de Compras, PMI, do Brasil, Zona do Euro, Reino Unido, Estados Unidos, China e Japão. Além disso, saem nos Estados Unidos dados trabalhistas, como o relatório de empregos Payroll e a taxa de desemprego.

Já na agenda econômica brasileira, os investidores ficarão atentos à produção industrial referente a dezembro. Confira abaixo o Calendário Econômico completo.

Domingo

Japão – O Calendário Econômico da semana inicia com o Índice de Gerentes de Compras, PMI, industrial de janeiro do Japão. No mês anterior, o índice apontou estabilidade, com 50,0 pontos.

China – Sai, na China, o Índice de Gerentes de Compras, PMI, Caixin industrial de janeiro. O indicador mostrou aceleração, com 53,0 pontos, em dezembro.

Segunda-feira

Varejo – A agenda econômica de segunda-feira começa com as vendas no varejo da Alemanha em dezembro. No mês anterior, as vendas caíram 1,90%.

Zona do Euro – Sai o Índice de Gerentes de Compras, PMI, industrial de janeiro da Zona do Euro. No mês anterior, o setor acelerou, com 55,2 pontos.

Desemprego – Será divulgada a taxa de desemprego de dezembro da Zona do Euro. A taxa foi de 8,30% em novembro.

Reino Unido – Os investidores acompanharão o PMI industrial do Reino Unido de janeiro. No mês anterior, foi registrada aceleração, com 57,5 pontos.

IPC-S – No Brasil, será informado o Índice de Preços ao Consumidor-Semanal, IPC-S. Na semana anterior, houve inflação de 0,52%.

 

Empresários – A Fundação Getúlio Vargas, FGV, divulgará a pesquisa de confiança empresarial de janeiro. O levantamento foi de 95,2 pontos em dezembro.

Relatório Focus – Sai também o Relatório Focus do Banco Central, que reúne as projeções do mercado para a economia brasileira. O documento contém as expectativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, Produto Interno Bruto, PIB, taxa Selic e taxa de câmbio.

 

PMI – A agenda econômica brasileira terá, também, o PMI industrial de janeiro. O índice do mês anterior registrou aceleração da atividade econômica, com 61,5 pontos.

 

Espaçolaser – A Espaçolaser (ESPA3) estreia na B3 às 10h00, emplacando a oferta pública inicial, IPO na sigla em inglês, de ações ordinárias.

 

Balança comercial – Outro dado brasileiro é a balança comercial de janeiro. No mês anterior, houve déficit de US$42,0 milhões.

Banco Central – O Banco Central lançará às 11h00 a fase 1 do programa de open banking.

 

B3 – A segunda-feira terá vencimento de opções sobre o Índice Brasil-50, IBrX50, na B3, a bolsa brasileira.

 

Teleconferência – A Braskem, código BRKM5, fará uma teleconferência às 14h00 para discutir sobre o caso Maceió.

Balanço – O Itaú Unibanco informará o lucro líquido referente ao quarto trimestre de 2020.

 

Indústria – Nos Estados Unidos, sai PMI, industrial de janeiro. No mês anterior, a atividade industrial acelerou, com 57,1 pontos.

 

PMI ISM – O PMI ISM industrial e o índice de emprego manufatureiro ISM de janeiro também erão divulgados na segunda. No mês anterior, o PMI mostrou aceleração da atividade, com 59,5 pontos.

 

Construção – Outro dado americano refere-se aos gastos com construção em dezembro. O consenso TC indica aumento nas despesas de 0,80%.

Terça-feira

PIB – A agenda econômica de terça-feira inicia com o Produto Interno Bruto, PIB, da Zona do Euro referente ao quarto trimestre. O do trimestre anterior teve alta de 12,50%.

Veículos – No Brasil, a Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores, Fenabrave, divulgará as vendas de veículos de janeiro. Foram 244 mil automóveis vendidos em dezembro.


Teleconferência – O Itaú Unibanco, código ITUB4, realizará uma teleconferência para divulgação de resultados às 10h00.

Leilão – O Tesouro Nacional fará o tradicional leilão de títulos às 10h30.

Petrobras – A Petrobras, código PETR4, divulgará a prévia da produção de óleo e gás no quarto trimestre de 2020. No trimestre anterior, a produção foi de 2,95 milhões de barris equivalentes de óleo e gás por dia.

Precificação de IPO – A empresa de segurança eletrônica Intelbras fará a precificação da oferta pública inicial, IPO na sigla em inglês, de ações na B3 às 18h00. A empresa estreará a bolsa no dia 4 de fevereiro, com ações ordinárias negociadas com o código INTB3.

Petróleo – O Instituto de Petróleo Americano, API, fará a atualização semanal dos estoques de petróleo dos Estados Unidos.

Balanços – As empresas Amazon, Alphabet, Amgen, Pfizer, Alibaba e Exxon Mobil informarão os lucros líquidos referentes ao quarto trimestre de 2020.

Japão – Os investidores acompanharão o Índice de Gerentes de Compras, PMI, de serviços e o composto, referentes aos setores de serviços e indústria, de janeiro.

China – Saem também os PMIs Caixin de serviços e composto da China referentes a janeiro.

Quarta-feira

IPC-Fipe – A agenda econômica de quarta-feira começa com o Índice de Preços ao Consumidor, IPC, calculado pelo Instituto Fundação de Pesquisas Econômicas, Fipe, de janeiro. Na quadrissemana anterior, a alta foi de 0,79%.

Zona do Euro – Serão divulgados os Índices de Gerentes de Compras, PMIs, de serviços e composto da Zona do Euro de janeiro. No mês anterior, o índice composto apontou desaceleração da atividade dos setores, com 49,1 pontos.

IPC – Outro dado da Zona do Euro é o Índice de Preços ao Consumidor, IPC, de janeiro. No mês anterior, houve inflação de 0,30%. O indicador será acompanhado do núcleo do IPC, que exclui alimentos e energia.

IPP – Será informado o Índice de Preços ao Produtor, IPP, da Zona do Euro de dezembro. No mês anterior, o IPP teve inflação de 0,40%.

 

Reino Unido – Ainda na Europa, saem os Índices de Gerentes de Compras, PMIs, de serviços e composto do Reino Unido de janeiro. O setor de serviços teve desaceleração em dezembro, com 49,4 pontos.

 

PMI – Os investidores acompanharão, no Brasil, os PMIs Markit de serviços e composto referentes a janeiro. No mês anterior, foi registrada aceleração no setor de serviços, com 51,1 pontos.

 

Balanços – As empresas AbbVie. PayPal Holdings e Qualcomm e os bancos Santander Brasil e Bradesco informarão os lucros líquidos do quarto trimestre.

 

Teleconferência – O banco Santander Brasil fará uma teleconferência para apresentação de resultados às 10h00.

 

Precificação de IPO – A empresa de comércio eletrônico Mosaico e a varejista Mobly farão a precificação das ofertas públicas iniciais, IPOs na sigla em inglês, de ações na B3 às 18h00. As duas empresas estrearão na B3 no dia 5 de fevereiro, com ações negociadas com os códigos MOSI3 e MBLY3, respectivamente.

 

BrasilAgro – A BrasilAgro precificará a oferta subsquente de ações, o chamado follow-on, às 18h00. As ações ordinárias da empresa são negociadas na B3 com o código AGRO3.

Vale – A Vale, código VALE3, divulgará o relatório de produção da empresa.

Câmbio – Será divulgado o fluxo cambial mensal de janerio. No mês anterior, foi registrado superávit de US$8,35 bilhões.

 

Empregos – Já nos Estados Unidos, sai a variação de empregos privados ADP de janeiro. O mês anterior teve saldo negativo de 123 mil vagas.

 

PMI – Outro dado americano é o PMI composto, mensal e ISM não-manufatura de janeiro. O dado indicou aceleração, com 55,3 pontos.

 

Petróleo – A agência governamental americana Administração de Informação de Energia, EIA, atualizará os estoques de petróleo do país. Foram registrados 9,91 mil barris a menos na semana anterior.

Quinta-feira

Reino Unido – A agenda econômica da quinta-feira inicia com o Índice de Gerentes de Compras, PMI, de construção do Reino Unido referente a janeiro. No mês anterior, o indicador apontou aceleração, com 54,6 pontos.

Juros – O Banco da Inglaterra fará uma reunião às 9h00 para decidir sobre uma possível alteração na taxa de juros. Atualmente, a taxa está em 0,10% ao ano.

Varejo – Saem as vendas no varejo na Zona do Euro de dezembro. As vendas caíram 6,1% em novembro.

Coletiva – O Banco Bradesco fará uma coletiva de imprensa às 9h00.

Veículos
– A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, informará a produção de veículos de janeiro. No mês anterior, foram 209,3 mil veículos fabricados.

Intelbras – A Intelbras estreará na bolsa brasileira, a B3, às 10h00, com negociação de ações ordinárias pelo código INTB3.

Precificação de IPOs – As empresas do setor de energia Power Energia e Jalles Machado farão a precificação das ofertas públicas iniciais, IPOs na sigla em inglês, de ações às 18h00. As empresas estrearão na B3 com ações ordinárias negociadas pelos os códigos POWE3 e JALL3, respectivamente.

Leilão – O Tesouro Nacional fará o tradicional leilão de títulos às 10h30.

Seguro-desemprego – Os investidores acompanharão a quantidade semanal de pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos. Na semana anterior, foram 874 mil solicitações.

Produtividade – Outro dado americano é a produtividade do setor não-agrícola no quarto trimestre. No trimestre anterior, a produtividade aumentou 4,60%.

Encomendas – Ainda nos Estados Unidos, sai a variação de encomendas à indústria em dezembro. No mês anterior, as encomendas tiveram alta de 1,00%.

Balanço – As empresas Merck&Co, Gilead, Snap, Ford Motor, Royal Dutch Shell, Philip Morris, B3 divulgarão o lucro líquido referente ao quarto trimestre de 2020.

Sexta-feira

IGP-DI – A agenda econômica de sexta-feira começará com o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna, IGP-DI, de janeiro. As informações do índice são coletadas do dia 1 ao último dia do mês de referência. No mês anterior, a inflação foi de 0,76%.

IPOs – As empresas Mosaico e Mobly vão estrear na B3 às 10h00, com os códigos MOSI3 e MBLY3, respectivamente.

 

Payroll – Sai nos Estados Unidos o relatório de vagas de emprego dos setores público e privado não-agrícolas de janeiro, o chamado Payroll. O relatório indicou o fechamento de 140 mil vagas de emprego em dezembro.

 

Desemprego – Outro dado americano é a taxa de desemprego de janeiro. No mês anterior, a taxa foi de 6,7%.

 

Ganhos salariais – Serão divulgados os ganhos salariais por hora de trabalho nos Estados Unidos de janeiro. Foi registrado um aumento dos ganhos de 0,8% em dezembro.

 

Horas trabalhadas – Ainda na sexta-feira, sai a quantidade média de horas trabalhadas nos Estados Unidos por semana em janeiro. A média foi de 37,4 horas em dezembro.

 

Balança comercial – Sai a balança comercial dos Estados Unidos de dezembro. No mês anterior, foi registrado déficit de US$68,1 bilhões.

 

Petróleo – A Baker Hughes informará a contagem de sondas de petróleo nos Estados Unidos. Na semana anterior, a contagem foi de 384 sondas.

 

Texto: João Pedro Malar
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Divulgação

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais