Mover

Calendário Econômico: Taxa de juros nos EUA, ata do Copom, PMI, vencimento de opções

Postado por: TC Mover em 11/12/2020 às 20:56

São Paulo, 11 de dezembro – O Calendário Econômico da próxima semana destaca as decisões de taxa de juros nos Estados Unidos, Japão e Reino Unido. Além disso, sai o Índice de Gerentes de Compras, PMI, do Japão, Zona do Euro, Reino Unido e Estados Unidos.

Já na agenda econômica brasileira, o investidor deve ficar atento à ata da reunião do Comitê de Política Monetária, Copom, e ao vencimento duplo de opções e mercado futuro de Ibovespa. Confira abaixo o Calendário Econômico.

Segunda-feira

Japão – O Calendário Econômico da segunda-feira inicia com a divulgação da produção industrial japonesa de outubro. O consenso TC aponta alta de 3,80% na comparação mensal e queda de 3,20% em relação ao ano passado.

Zona do Euro – Também sai na Zona do Euro a produção industrial referente a outubro. A estimativa é de alta de 2,00% em relação a setembro, enquanto na comparação anual o dado deve apresentar queda de 4,50%.

Opep – Será divulgado na manhã da segunda o relatório da reunião de membros e aliados da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, Opep+.

Relatório Focus – Também compõe a agenda econômica o Relatório Focus. Divulgado pelo Banco Central, o documento mostra as projeções feitas pelo mercado sobre a economia brasileira, como a inflação e o Produto Interno Bruto, PIB.

Atividade econômica – O Índice de Atividade do Banco Central, o IBC-Br, consolidará dados sobre os setores de serviços, indústria e varejo. O dado referente a outubro deve reforçar a tendência de retomada da economia impulsionada pelo auxílio emergencial, que termina em dezembro.

Balança Comercial – Sai também a balança comercial brasileira, que na semana anterior registrou saldo negativo de US$572,4 bilhões.

Cogna – Acontece às 15h00 o Investor Day da educacional Cogna, código COGN3.

Investimento – Na China, sai a variação do investimento em ativos fixos acumulado de novembro. A expectativa é de alta de 2,60%.

Indústria e varejo – Os dados da produção industrial e vendas do varejo na China também serão divulgados. Ambos são referentes a novembro.

Terça-feira

Desemprego – A taxa de desemprego do Reino Unido de outubro abre o Calendário Econômico da terça-feira. O consenso é de alta de 5,10% em relação a setembro.

Ata do Copom – Sai durante a manhã a ata da última reunião do ano do Comitê de Política Monetária, Copom, do Banco Central. O documento detalhará o que influenciou na decisão de manutenção da taxa básica de juros, Selic, de 2,00%. O BC também deve esclarecer se deixará a orientação futura e o que se espera da economia brasileira em 2021.

Inflação – A Fundação Getúlio Vargas, FGV, divulga o Índice Geral de Preços-10, IGP-10, de dezembro. O índice leva em consideração a inflação no atacado, ao consumidor e na construção civil. Os dados foram coletados de 11 de novembro a 10 de dezembro.

Leilão – O Tesouro Nacional fará leilão de títulos indexados à inflação.

Manufatura – Já nos Estados Unidos, sai o índice de manufatura Empire State de dezembro. O consenso TC aponta 6,00 pontos, abaixo doa 6,30 do mês anterior.

Importação e exportação – Além dos dados de manufatura, também será divulgada nos Estados Unidos a variação no preço de bens importados e exportados de novembro.

Produção industrial – Estará no radar dos investidores a produção industrial americana de novembro. Conforme o consenso TC, o dado deve apresentar alta de 0,30% na comparação mensal.

Petróleo – O Instituto de Petróleo Americano API vai divulgar os estoques de petróleo no país. Na semana anterior foram registrados 1,14 milhão de barris.

Balança comercial – No Japão, sai a balança comercial de novembro, que deve registrar saldo de 529,8 bilhões de ienes.

PMI – Serão divulgados na noite de terça os Índices de Gerentes de Compras, PMIs, industrial, serviços e composto, que abrange os dois setores, do Japão referentes a dezembro. No mês anterior, todos os PMIs apresentaram retração.

Quarta-feira

Reino Unido – O Calendário Econômico de quarta-feira inicia com o Índice de Preços ao Consumidor, IPC, do Reino Unido referente a novembro. Também saem os PMIs industrial, de serviços e composto, que inclui os dois setores, de dezembro.

Zona do Euro – Além do Reino Unido, saem os PMIs da Zona do Euro de dezembro. O consenso TC aponta aceleração na indústria, mas retração em serviços e composto. Também será divulgada a balança comercial de outubro dos países do bloco.

IPC-S – A FGV divulgará o Índice de Preços ao Consumidor Semanal, IPC-S. Na quadrissemana anterior, o IPC-S apresentou alta de 1,35%.

Vencimentos – A quarta-feira também marca o vencimento das opções sobre o Índice Bovespa e do Ibovespa futuro.

Investor Day – A B3, bolsa brasileira, a Azul e a BR Malls farão o Investor Day para apresentarem as expectativas das empresas para os próximos anos.

Fluxo cambial – Sai o fluxo cambial brasileiro. Na semana anterior, houve saldo de US$476 milhões.

Congresso – Está na agenda econômica da quarta-feira do Congresso Nacional as votações da Lei de Diretrizes Orçamentárias, LDO, de 2021 e dos vetos presidenciais do Marco do Saneamento.

FOMC – O Comitê Federal de Mercado Aberto, FOMC, do Federal Reserve, banco central americano, se reunirá para decidir as taxas de juros dos Estados Unidos. A coletiva com o presidente do Fed, Jerome Powell, acontece às 16h30, horário de Brasília.

Varejo – Saem dados sobre vendas no varejo americano de novembro, que devem apresentar queda de 0,40% na comparação mensal. A estimativa para o núcleo do varejo, que exclui combustíveis, automóveis, construção e alimentos, é de estabilidade em novembro.

PMI americano – Os PMIs industrial, de serviços e composto de dezembro dos Estados Unidos serão divulgados no final da manhã da quarta. 

Mercado Imobiliário – Fica no radar dos investidores a divulgação do índice do mercado imobiliário residencial NAHB de dezembro. O consenso é que o índice caia de 90 pontos para 88 pontos.

Estoques das empresas – Também sai a variação nos estoques das empresas americanas de outubro. A expectativa é de alta de -,50% em relação a setembro.

Quinta-feira

Reino Unido – O Banco da Inglaterra decidirá a taxa básica de juros do Reino Unido às 9h00, horário de Brasília. Também sai o índice GfK de confiança do consumidor de dezembro.

IPC – Será divulgado na Zona do Euro o Índice de Preços ao Consumidor, IPC, de novembro. No mês anterior, o índice tinha subido 0,20%.

Consumidor brasileiro – No Brasil também sai o IPC, calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Fipe. Na quadrissemana anterior, o índice teve alta de 0,97%.

Brumadinho – A Vale, código VALE3, e o governo de Minas Gerais participam da terceira audiência para um acordo sobre indenizações pelo desastre de Brumadinho.

IGP-M – A FGV vai divulgar a segunda prévia do Índice Geral de Preços do Mercado, IGP-M, de dezembro. A primeira prévia apresentou inflação de 3,05%.

Leilão – O Tesouro Nacional fará leilão de títulos e a Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, fará leilão de transmissão.

Seguro-desemprego – Nos Estados Unidos, será divulgado o dado semanal sobre o seguro-desemprego. Na semana anterior, foram registrados 853 mil pedidos do benefício.

Indústria e casas novas – O Federal Reserve da Filadélfia vai divulgar o índice de atividade industrial de dezembro. No mês anterior, o índice registrou 26,3 pontos. Sai também dados sobre construção de casas novas nos Estados Unidos de novembro.

Japão – O IPC de novembro do Japão será divulgado na noite da quinta-feira. Em outubro, o IPC teve queda de 0,10%.

Sexta-feira

Juros – O Banco do Japão vai decidir a taxa básica do país. O consenso TC aponta manutenção dos juros de -0,10%. A taxa negativa é uma medida de política monetária para estimular a economia.

Alemanha – Na Alemanha, saem o índice de clima de negócios e o Índice de Preços ao Produtor, IPP, de novembro. No mês anterior, o IPP aumentou 0,10% na comparação mensal. 

Varejo – Serão divulgados os dados do varejo do Reino Unido referentes a novembro. As vendas do varejo devem apresentar queda de 3,30% na comparação mensal. A estimativa para o núcleo do varejo, que exclui combustíveis, automóveis, construção e alimentos, é de queda de 2,30% em novembro.

Conta corrente – Estará no radar dos investidores o saldo da conta corrente de outubro da Zona do Euro e do terceiro trimestre dos Estados Unidos.

Vencimento quádruplo – Vale os investidores também ficarem de olho nas bolsas americanas. Os negócios devem ser ampliados pelo vencimento de quatro mercados, de opções sobre ações, de opções sobre índices de ações, do mercado futuro de ações e do futuro de índices de ações. É o chamado “quadruple witching”, ou bruxaria quádrupla, quando coincidem os vencimentos desses mercados.

Bancos – O Federal Reserve divulgará o resultado do segundo teste de estresse com bancos.

Discurso – A diretora do Federal Reserve, Lael Brainard, fará discurso às 13h10, horário de Brasília. 

Transações e investimentos – No Brasil, saem as transações correntes e o investimento estrangeiro direto referentes a novembro.

Texto: Letícia Matsuura
Edição: Angelo Pavini
Imagem: Divulgação

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais