Campos Neto diz que BC conseguirá trazer inflação para meta - TC
TC Mover
Mover

Banco Central conseguirá trazer inflação para a meta, diz Campos Neto

Postado por: TC Mover em 03/09/2021 às 12:10
BC conseguirá trazer inflação para a meta, diz Campos Neto

São Paulo, 3 de setembro – De olho nos riscos de descontrole inflacionário, o Banco Central usará todas as ferramentas disponíveis para fazer a inflação atingir a meta “em um horizonte relevante”. A fala é do presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, em evento do Estado de S.Paulo na manhã desta sexta-feira, 3.

No entanto, o banqueiro se mostrou preocupado com a crise hídrica, “que pode ser um problema bastante grave nos próximos meses”. Segundo Campos Neto, o problema hidrológico é “mais um tema de preço do que de racionamento, por causa do peso da energia elétrica na cesta da inflação”.

Economia está em “ritmo razoável”

Campos Neto voltou a dizer que a atividade econômica do país está em ritmo razoável, apesar do resultado frustrante do PIB do segundo trimestre, que apresentou recuo de 0,1%. Para o presidente do BC, há dois problemas: a inflação, “que precisa ser controlada”, e o desemprego, que pode cair com a reabertura dos serviços.

Perguntado sobre as perspectivas do mercado ante o risco fiscal, ele desconversou e disse que vê “maior conscientização dos agentes econômicos sobre a importância do fiscal”. E afirmou que houve melhora significativa dos indicadores nos últimos meses.

Alta na curva de juros após fala

As falas contribuíram para uma leve alta na curva de juros, que também seguem a elevação dos Treasuries americanos após a decepção com o Payroll. O relatório de emprego privado em agosto dos Estados Unidos registrou a criação de 235 mil vagas. O consenso da Mover apontava para 750 mil vagas.

As taxas mais longas, que chegaram a abrir em queda, passaram a subir até 3 pontos-base por volta das 10h, logo após a finalização da participação de Campos Neto.

Texto: Guilherme Dogo
Edição: Lucia Boldrini e Stéfanie Rigamonti
Arte: Mover

Leia também

Scoop Day: acompanhe ao vivo painéis de debates e entrevistas com grandes especialistas

Payroll decepciona em agosto e zera ganhos em NY; Ibovespa futuro sobe com ajuste: Espresso

Especial: Carteiras de setembro buscam qualidade em meio à volatilidade

 

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais