Mover

Ceticismo com pacote de Biden e temor por vírus derrubam bolsas; Varejo no radar: Espresso

Postado por: TC Mover em 15/01/2021 às 10:04
eua - biden

São Paulo, 15 de janeiro – O temor por novas restrições causadas pelo avanço da Covid-19 ajuda a derrubar ativos de risco mundo afora, um dia depois do presidente-eleito americano, Joe Biden, anunciar um pacote de US$1,9 trilhão para socorrer a economia americana da crise.

 

Também preocupa o mercado as dificuldades que a proposta terá para ser aprovada pelo Senado, onde deve ser enxuta e demorar ainda mais para entrar em vigor. Os futuros americanos caem, enquanto o dólar ganha força ante pares e o índice VIX, que mede a volatilidade do mercado, também avança. Os principais índices acionários na Europa e na Ásia também sobem.

 

Ontem, o Reino Unido anunciou restrições de voos da América do Sul para conter a chegada de uma nova variante do vírus da Covid-19 descoberta no Brasil. A China anunciou algumas restrições após o país registrar a primeira morte causada pelo coronavírus em meses – ao menos oficialmente.

 

Os Estados Unidos ainda avaliam proibir voos da América do Sul e da União Europeia, elevando o sentimento de preocupação mundo afora e colocando em risco o ritmo da recuperação das economias.

 

Permanência de Brandão no BB deixa mercado aliviado

 

Por aqui, o mercado respira mais aliviado após notícias de que o presidente Jair Bolsonaro desistiu da demissão de André Brandão da presidência do Banco do Brasil, o que configuraria clara interferência política na estatal. O Valor Econômico apurou que a desistência teve influência de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, que indicou Brandão para o cargo.

 

Vendas do varejo caem 0,10% em novembro na comparação mensal

 

Na agenda macroeconômica, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, divulgou que as vendas do varejo de novembro caíram 0,10%. A expectativa de alta de 0,30% na comparação mensal, mesmo em mês de Black Friday.

 

Nos Estados Unidos, saem também os dados de varejo de dezembro, às 10h30 de Brasília, junto da inflação ao produtor e da pesquisa da Universidade de Michigan. A produção industrial do país em dezembro sai às 11h15.

 

 

Em cenário corporativo, destaque para balanços dos gigantes do setor financeiro JPMorgan, Citigroup e Wells Fargo antes da abertura do mercado. Por aqui, governo de São Paulo estudará privatização da Sabesp, código SBSP3. A Marfrig, código MRFG3, e Simpar, código SIMH3, emitem títulos verdes. Vale, código VALE3, e governo de Minas Gerais podem finalmente chegar a um acordo por Brumadinho.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine o Mover Pro.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais