Mover

Chamada de margem em Nova Iorque abala mercados à espera do Payroll: Espresso

Postado por: TC Mover em 29/03/2021 às 9:41

São Paulo, 29 de março – A volatilidade impera nos mercados globais no início da última semana de março. Os mercados estão à espera de notícias sobre os planos adicionais de estímulo do presidente americano Joe Biden, a divulgação dos dados de emprego mensais nos Estados Unidos, programada para a sexta-feira, e os desdobramentos de uma venda em bloco de US$20 bilhões em ações em Nova Iorque na sexta passada.


Credit Suisse e Nomura têm alertas de perdas fortes

Esse desdobramento de venda, em especial, abala os investidores globais e continua a ter reflexos hoje. Com alertas de perdas fortes, os bancos Credit Suisse e Nomura se viram forçados a limitar a alavancagem de um grande cliente americano. O assunto é complexo, por isso explicamos mais para frente.

Pela manhã, os índices futuros da bolsa de Nova Iorque operavam em baixa, após recorde do S&P500 na sexta-feira, e os mercados europeus operavam mistos. O petróleo tem queda leve. O supercargueiro Even Given foi parcialmente colocado em posição de flutuação, e há esperança de que a maré de primavera, com movimentos de alta e baixa, ajude a liberar o canal.


Payroll e Caged se destacam nesta semana

A semana à frente, por causa do fechamento de março, já prometia volatilidade por si só. Como dizíamos, o indicador mais importante, o chamado relatório de empregos conhecido como Payroll, sai na sexta-feira, dia que as bolsas no Brasil, Estados Unidos e Reino Unido não abrem por feriado. A prévia americana de geração de empregos, da pesquisa ADP, vem na quarta-feira.

A Opep, Organização dos Países Exportadores de Petróleo, se reúne na quinta-feira. Este é o mesmo dia em que sairão os PMIs, índices de atividade, de China, Europa e Estados Unidos.

Já no Brasil, sai na terça a inflação de março pelo Índice Geral de Preços – Mercado, IGP-M. Além disso, também será divulgado o Caged, com a geração de empregos formais, e o resultado do Governo Central de fevereiro.

Desemprego em janeiro medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, sai na quarta-feira. Já a produção industrial de fevereiro, na quinta-feira. Até 31 de março, saem balanços de 38 empresas, com destaque para Oi – que hoje reportou lucro de quase R$1,8 bilhão – Cogna, Centauro, Qualicorp e MDias Branco.

Texto: TC mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.


Leia também

Calendário Econômico: Emprego, inadimplência, balanço

As mais lidas da semana: JBS, Sanepar, bancos

As mais lidas da semana: Banco Central, IRB Brasil, Azul e Gol

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais