TC Mover
Mover

Semana do Copom começa com tensão Estados Unidos – China, Brexit; no radar, Congresso: Espresso

Postado por: TC Mover em 07/12/2020 às 9:33

São Paulo, 7 de dezembro – Os principais índices acionários do planeta iniciam a semana em queda, com temas geopolíticos, como tensão entre Estados Unidos e China, dando o tom de pessimismo e elevando o risco dos investimentos em ativos de valor. 

O investidor observa com cautela a escalada dessa tensão, após matéria da Reuters apontar que o governo americano prepara novas sanções contra ao menos 14 autoridades chinesas em Hong Kong. Artigo da Bloomberg define o conflito entre as maiores economias do mundo pela influência em países do chamado Terceiro Mundo – Brasil incluso – como uma nova “Guerra Fria”.

 Já na Europa, a preocupação gira em torno de um novo atraso no acordo do Brexit, a saída do
Reino Unido da União Europeia. No final de semana, representantes de ambas as partes voltaram a se reunir sem chegar a um consenso sobre detalhes como a pesca em águas britânicas e regras de competição. Novas discussões devem acontecer ainda hoje.

Reunião do Copom e inflação estão no radar

Enquanto isso, por aqui, a última reunião do Comitê de Política Monetária, Copom, do Banco Central de 2020, que começa amanhã, deve dominar o sentimento do investidor. A escalada da inflação ainda preocupa, e o Copom pode dar sinais de como agirá caso essa aceleração não seja algo apenas cíclico. O IGP-DI saiu hoje e veio melhor que o esperado, e o IPCA de novembro, amanhã, fica no radar. 

O Supremo Tribunal Federal barrou a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, em vitória parcial do governo Bolsonaro, e os deputados têm na pauta hoje um pedido de urgência para votar o projeto que atualiza o Plano Mansueto e podem aprovar o Marco da Cabotagem. 

O Reino Unido deve começar amanhã a vacinação contra a Covid-19, e o otimismo com o imunizante pelo mundo deve manter a alta dos metais industriais, como minério de ferro, cobre e níquel. 

No cenário corporativo, a Gol divulgou estimativa de geração de caixa para dezembro, a Paranapanema negocia alongamento da dívida para evitar recuperação judicial, e a varejista Kalunga prepara oferta pública inicial. Às 16h00, a AES Tietê faz evento com acionistas e analistas.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais