Mover

Copômetro do Itaú (ITUB4) aponta Selic a 2% e orientação futura com mais ênfase nos riscos

Postado por: TC Mover em 04/12/2020 às 17:42

São Paulo, 4 de dezembro – O Copômetro do Itaú Unibanco sugere que o Comitê de Política Monetária, o Copom, deve manter a taxa básica de juros da economia, a Selic, nos atuais 2% ao ano, na decisão da próxima quarta-feira, 9, segundo relatório. 

O Copômetro é um índice criado pelo departamento de macroeconomia do Itaú Unibanco para medir o grau de restrição ou expansão implícita na comunicação do Banco Central. O indicador mostra que “a comunicação do comitê se ajustou para um viés menos acomodatício, mas ainda segue consistente com a manutenção da taxa Selic no seu nível mínimo histórico”, avalia Mario Mesquita, economista-chefe do Itaú, que assina o estudo.

Copom deve manter orientação futura

Mesquita entende que o Copom deve manter o forward guidance ou, orientação futura, implementado em agosto para a taxa Selic, que tem viés de baixa, na reunião de dois dias da semana que vem, que inicia terça, mas deve dar mais ênfase aos riscos. 

“Esperamos a manutenção do forward guidance na sua forma atual, mas com uma indicação mais enfática de que as condicionalidades serão constantemente reavaliadas”, observam. Para ele, apesar de haver indicação de que mudanças na política podem afetar a trajetória da dívida pública ou comprometer a meta fiscal, não houve até ao momento alteração clara de regime fiscal que pudesse pôr em causa o forward guidance, avalia. 

“Nosso cenário base segue consistente com a permanência da taxa básica de juros em patamar extraordinariamente estimulativo por um bom tempo, como indica o forward guidance do comitê”, acrescenta Mesquita.

Gastos públicos e inflação devem ficar no radar

De acordo com Mesquita, para as próximas decisões continuará sendo de particular importância acompanhar as discussões sobre a tendência dos gastos públicos nos próximos anos. 

“Será importante, também, monitorar com atenção em que medida as expectativas e o cenário prospectivo para a inflação podem vir a ser afetados pelas pressões inflacionárias correntes, ainda que essas, pelo menos a princípio, pareçam ser de natureza transitória”, destaca. 

itaú - ação - copômetro

Por volta das 17h20, a ação preferencial do Itaú Unibanco, código ITUB4, subia 1,40%, a R$30,38. Para acompanhar o desempenho das ações da Vale e de outras empresas, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.

Texto: Bárbara Leite
Edição: Igor Sodré e Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais