Índice de desemprego, dívida pública: Calendário Econômico - TC
TC Mover
Mover

Desemprego, confiança empresarial e dívida pública: Calendário Econômico

Postado por: TC Mover em 31/08/2021 às 5:55
Desemprego, Confiança empresarial, dívida pública

São Paulo, 31 de agosto – A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de junho será o destaque do Calendário Econômico desta terça-feira, 31. A pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, é considerada o indicador oficial de emprego do Brasil. O Índice de Confiança Empresarial da Fundação Getúlio Vargas também está entre os eventos mais importantes da agenda econômica brasileira, além dos dados sobre as dívidas da União. Acompanhe abaixo o que mais acontece hoje.

Brasil

Taxa de desemprego – A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de junho será informada nesta terça-feira, 31. A PNAD Contínua é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, e é considerada o indicador oficial de emprego do Brasil. Em maio, a taxa de desemprego foi de 14,6%.

Setor público – Serão revelados os dados do setor público consolidado de julho. O Banco Central vai divulgar o resultado primário, que é a diferença entre receita e despesa, sem contar os juros, e o nominal, que considera os juros no cálculo. O indicador agrupa os números dos governos estaduais e municipais, além das empresas estatais, Previdência Social, Tesouro Nacional e BC. Em junho, o superávit primário foi de R$65,5 bilhões e o déficit nominal, de R$75,6 bilhões.

Empresa – A FGV divulgará o Índice de Confiança Empresarial, ICE, de agosto. O dado agrega as sondagens da indústria de transformação, serviços, comércio e construção, setores que representam mais de 50% da economia nacional. O ICE atingiu 101,90 pontos em julho, maior nível desde junho de 2013.

Dívida – Serão informadas as relações entre as dívidas líquida e bruta da União e o Produto Interno Bruto, PIB, do Brasil referentes a julho. No mês anterior, a dívida líquida correspondeu a 60,9% do PIB, enquanto a relação entre a dívida bruta e o PIB foi de 84%.

Evento – A partir das 9h, o Grupo CCR realiza o CCR Day, evento que apresenta um panorama atualizado sobre as perspectivas do setor de infraestrutura e os planos de negócios da empresa.

Leilão – O tradicional leilão de títulos do Tesouro Nacional ocorrerá às 10h30.

Balanço – A Espaçolaser (ESPA3) e a Stone (STOC31) divulgarão os lucros líquidos referentes ao segundo trimestre após o fechamento do mercado.

TC Rádio – O economista e ex-diretor do Banco Central Luis Eduardo Assis será entrevistado às 9h15. E o professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP Pedro Luiz Côrtes estará no programa Espresso da Tarde, às 17h15.

EUA

Chicago – O Índice do Gerente de Compras, PMI, de agosto será anunciado pela manhã. Espera-se crescimento, com 68,00 pontos, abaixo dos 73,40 pontos do mês anterior.

Consumidor – Sairá também o índice que mede a confiança do consumidor referente ao mês de agosto. A expectativa é que o indicador registre 123,50 pontos.

Petróleo – O Instituto de Petróleo Americano, API, divulgará a variação de estoques de petróleo dos EUA de agosto. Foi registrada redução de 1,622 milhão de barris em julho.

Ásia

PMI industrial – À noite, será informado o PMI Caixin industrial da China, referente a agosto. Espera-se que o índice reporte 50,20 pontos, indicando crescimento da indústria chinesa, perto da estabilidade.

No Japão, será divulgado o PMI industrial de agosto. O consenso TC projeta 52,40 pontos, ante 53,00 pontos em julho. Ou seja, espera-se um crescimento do setor um pouco menos acelerado do que neste mês.

Texto: Anderson Lima
Edição: Stéfanie Rigamonti
Imagem: Divulgação


Leia também

BTG Pactual recomenda compra da SmartFit (SMFT3), na esteira da recuperação de serviços

Vibra Energia (BRDT3), ex-BR, anuncia acordos para fundo imobiliário e comercialização de etanol

IGP-M: Inflação do aluguel desacelera, mas crise hídrica continua pesando

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais