TC Mover
Mover

Destaques da semana do investidor: Pix, IPOs e iPhone 12

Postado por: TC Mover em 16/10/2020 às 15:07
A semana do investidor foi marcada por diversos assuntos importantes e nós da TC Mover estivemos ligados em cada acontecimento. Se você perdeu alguma coisa, não se preocupe. Reunimos as coberturas sobre os principais assuntos da semana nesta matéria.

São Paulo, 16 de outubro – A semana do investidor foi marcada por diversos assuntos importantes e nós da TC Mover estivemos ligados em cada acontecimento. Se você perdeu alguma coisa, não se preocupe. Reunimos as coberturas sobre os principais assuntos da semana nesta matéria. Confira.

Cadastro indevido de chaves no Pix

O Pix é um novo meio de pagamentos anunciado pelo Banco Central e o cadastro da chave do usuário é o primeiro passo para seu funcionamento. Os cadastros, que começaram no dia 5 de outubro, já ultrapassaram a marca de 36 milhões. O que por um lado pode ser visto como sucesso na adesão ao novo sistema de pagamentos, por outro, tem trazido dor de cabeça aos clientes de alguns bancos, que registraram reclamações sobre o cadastro de chaves sem o seu consentimento. Entenda mais lendo nossa matéria na íntegra: Banco Central vai investigar denúncias de cadastro indevido no Pix.

Empresas desistem de IPO

Em um ano de baixa na taxa básica de juros Selic, os movimentos de investidores que partiram da renda fixa para a bolsa de valores foi expressivo. As companhias, por sua vez, iniciaram um movimento de abertura de capital para surfar nessa onda. Apesar disso, a volatilidade recente do mercado acionário atingiu os processos de aberturas de capital de empresas na bolsa, os chamados IPOs, na sigla em inglês, causando cancelamentos ou precificação menor que o esperado. Veja na íntegra: Sete empresas desistem de IPOs em três semanas; janela pode voltar só em fevereiro.

K-pop e influencer na bolsa

A gravadora Big Hit Enterteinment, patrocinadora da banda k-pop BTS, estreou na bolsa sul-coreana essa semana e o primeiro pregão foi tão explosivo quanto o mais recente hit do grupo, a canção Dynamite. Além do fenômeno do k-pop, essa semana nós conhecemos a história de Chiara Ferragni, blogueira e influencer digital de moda que quer abrir o capital

Vale a pena investir em opções?

No mercado de opções, negocia-se o direito de comprar ou vender um ativo por um preço fixo em uma data futura. Quem adquire esse direito deve pagar um prêmio ao vendedor. Este prêmio não representa o valor do ativo; é um valor pago para ter a possibilidade (opção) de comprar ou vender o ativo em uma data futura por um preço previamente acordado. Confira se vale a pena investir em opções no nosso podcast dessa semana:

Ferri está de olho na Gerdau

Em sua coluna desta semana, Rafael Ferri, investidor e contribuidor do TC falou um pouco sobre o que espera da empresa pensando no mercado de opções. Leia na íntegra: Café com Ferri: Por que estou ficando de olho na Gerdau (GGBR4)?

Carteiras recomendadas de dividendos

Com o juro básico em sua mínima histórica, 2% ao ano, os retornos em dividendos pagos pelas empresas ganham ainda mais atratividade. Há casos de empresas que projetam retornos de até 14%. Além do percentual acima do juro, os dividendos são isentos de imposto de renda. Leia na íntegra: As ações de dividendos mais indicadas em outubro pelas corretoras.

Eleições municipais

Um olho nas eleições americanas e outro nas eleições municipais brasileiras. Entenda como a corrida aos votos pelo comando de prefeituras e vagas nas câmaras de vereadores, em contexto inédito da pandemia e suas restrições sanitárias, bem como seus efeitos econômicos, prometem influenciar a escolha dos eleitores e a consolidação de alternativas como a nova direita em alguns dos maiores centros urbanos. Leia na íntegra: Como a eleição desponta nos principais centros urbanos do Brasil.

Desdobramento de ações Magalu

A Magazine Luiza, ou Magalu como também é conhecida, desdobrou suas ações na proporção de uma para quatro na quarta-feira, 14. Cada acionista que possui ação uma ordinária, ON, receberá mais três. Leia na íntegra: Entenda o desdobramento das ações da Magalu (MGLU3).

Apple lança iPhone 12, mas ações da empresa caem

Essa semana também tivemos o lançamento do iPhone 12, que foi transmitido em evento online. Os quatro novos modelos do smartphone frustraram as expectativas ao não apresentarem os prometidos fones de ouvido especiais, nem sistemas de recuperação de arquivos perdidos. Além disso, os novos iPhones não virão acompanhados dos carregadores, que deverão ser comprados à parte. Leia na íntegra: Ações da Apple (AAPL) caem mais de 3% em dia de lançamento do iPhone 12.

Texto: Ana Carolina Amaral

Edição: Angelo Pavini

Imagem: divulgação

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis