TC Mover
Mover

Destaques da semana do investidor: Pix, volatilidade de ações da IRB, volta de Eike Batista e IPCA

Postado por: TC Mover em 09/10/2020 às 17:13
A semana do investidor foi marcada por diversos assuntos importantes e nós da TC Mover estivemos ligados em cada acontecimento. Se você perdeu alguma coisa, não se preocupe. Reunimos as coberturas sobre os principais assuntos da semana nesta matéria. Confira.

A semana do investidor foi marcada por diversos assuntos importantes e nós da TC Mover estivemos ligados em cada acontecimento. Se você perdeu alguma coisa, não se preocupe. Reunimos as coberturas sobre os principais assuntos da semana nesta matéria. Confira.

Abertura do cadastro de chaves no Pix

Começou essa semana o prazo para o cadastramento dos futuros usuários do Pix, serviço de pagamentos do Banco Central. O novo sistema promete facilitar as operações de pagamentos e transferências de recursos com menor custo do que o cobrado hoje pelos bancos. Ele entrará em vigor no dia 16 de novembro e o cadastro da chave do usuário é o primeiro passo para seu funcionamento. Cada usuário poderá cadastrar cinco chaves em cinco instituições financeiras diferentes. Entenda como vai funcionar o Pix e veja quantos cadastros já foram realizados.

Volatilidade nas ações da IRB Brasil (IRBR3)

A resseguradora IRB Brasil vem enfrentando oscilações nos preços de seus papéis desde fevereiro, quando a gestora Squadra denunciou à Comissão de Valores Mobiliários, CVM, irregularidades contábeis nas demonstrações financeiras. A companhia antecipou a divulgação de seus resultados e o Diretor Educacional do TC, Felipe Pontes, fez uma avaliação desses dados em sua coluna para o TC Mover. Leia na íntegra: Caso IRB Brasil (IRBR3): a divulgação antecipada é um bom sinal?

Alta dos IPOs

A forte alta no número de Ofertas Públicas Iniciais, IPO na sigla em inglês, continua rendendo assunto essa semana e foi o tema do nosso podcast, o Value Tips. As ofertas de ações neste ano até setembro já atingiram o valor de R$69,2 bilhões, um aumento de 20,5% em relação ao mesmo período do ano passado, informou hoje a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, a Anbima. Confira.

 

Tesouro Selic negativo

O Tesouro Selic, título público corrigido pela taxa diária de juros, também conhecido como Letra Financeira do Tesouro, ou LFT, fechou o mês no negativo pela primeira vez em dezoito anos, provocando perdas para as aplicações de curto prazo, normalmente usadas pelos investidores em suas reservas de emergência, como fundos DI ou o próprio Tesouro Direto. Camila Dolle, analista de renda fixa da XP Investimentos afirma que as distorções recentes podem ter causado estranhamento, mas foi um caso pontual e o efeito de queda é temporário. Leia na íntegra: Tesouro Selic negativo agora é rendimento maior no futuro.

Ações recomendadas em outubro

Assim que começa o mês, diversas corretoras divulgam quais são as suas carteiras recomendadas aos investidores. Compilamos as recomendações de 17 delas para te ajudar a decidir onde investir na Bolsa de Valores, a B3. Veja quais foram as ações mais recomendadas pelas corretoras em: Onde investir em outubro? Veja as ações recomendadas por 17 corretoras.

Investimento em crédito de carbono, ouro do futuro e a Arábia Saudita verde

Essa semana também entrevistamos Luis Felipe Adaime, CEO e fundador da MOSS.earth, sobre investimento em crédito de carbono. Paula Barra, editora da TC Mover, abordou temas sobre o chamado ouro do futuro e os riscos que envolvem esse investimento. Confira a entrevista:

Condições políticas

O analista político da TC Mover, Leopoldo Vieira, comentou as principais pautas da semana em sua coluna. Leia na íntegra: Leopoldo Vieira: Condições políticas atrasam ajuste e reformas, mas há males que vem para o bem.

A volta de Eike...

A mineradora MMX, criada por Eike Batista, teve terceiro dia de forte alta na bolsa hoje, acumulando alta de mais de 600% de quarta-feira para cá. A empresa, que está em recuperação judicial desde 2016, teve alta de mais de 224% na quarta-feira e fechou o pregão de quinta-feira avançando mais 49,37%, cotada a R$ 10,68. Apesar de proibido de ocupar cargos de administração em companhias abertas pelos próximos 7 anos, Batista parece não se deixar abater e quer voltar a administrar as empresas MMX e OSX. Leia na íntegra: Ação da MMX (MMXM3) dispara mais de 600% em três dias após Eike tentar retomada

IPCA de setembro

Para finalizar a semana, nesta sexta-feira, 9, foi divulgado o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA. O indicador apresentou em setembro alta de 0,64%, a maior para o mês desde 2003, quando subiu 0,78%. A inflação calculada pelo IBGE ficou acima da projeção do mercado, de 0,54%, e bem maior que o 0,24% de agosto. Apesar da aceleração, analistas destacam que a alta recente dos preços está concentrada em alguns produtos apenas, alimentos especialmente. Leia na íntegra: Comida faz IPCA de setembro ter a maior alta desde 2003; inflação deve seguir alta.

Texto: Ana Carolina Amaral

Edição: Angelo Pavini

Imagem: divulgação

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis