Dia favorável no exterior pode estender rali na bolsa brasileira

O cenário externo mais favorável ao risco deve impulsionar o mercado brasileiro nesta terça-feira, em meio ao otimismo crescente de que governo e Congresso vão se entender para aprovar uma reforma da Previdência drástica e trabalhar para mitigar o grave rombo fiscal que ameaça o crescimento da economia no longo prazo.
Mundo afora, a notícia de que a premiê britânica Theresa May convenceu a União Europeia a adocicar o acordo de saída do Reino Unido do bloco ajuda a afastar os temores de um Brexit desordenado. A poucas horas de ser votado no Parlamento, é difícil saber se a iniciativa de May irá angariar votos suficientes para a aprovação, mas o mercado acredita que há, nos parlamentares britânicos, ciência suficiente dos riscos às economias do Reino Unido e de toda a Zona do Euro se eles não optarem por uma saída organizada do bloco.
Na agenda, a divulgação de dois indicadores domina as atenções do investidor local: os índices de preços ao consumidor no Brasil e nos Estados Unidos, às 09h00 e às 09h30, horário de Brasília, respectivamente. Os juros futuros, que ontem mostraram forte compressão de prêmio graças ao otimismo quanto à reforma da Previdência, podem reagir ao IPCA, que tem estimativa de discreta aceleração: uma leitura de 0,37% no mês. No caso dos EUA, há expectativa de que o número da inflação não mostre um processo muito forte de desaceleração em curso – os números de vendas no varejo de ontem diminuíram tal receio.
Fique de olho no noticiário da reforma, com os parlamentares se movimentando para a abertura da CCJ na Câmara e rumores de aceleração de desembolsos de emendas. No plano corporativo, fique de olho na Gol, que suspendeu o uso do Boeing 737 Max 8 após acidente fatal na Etiópia. O minério de ferro disparou com a suspensão das operações portuárias da Vale no Rio, enquanto a Petrobras deve operar na esteira de mais notícias positivas sobre desinvestimentos e cortes de custos. JSL, Multiplus e São Carlos estão entre as companhias que divulgaram resultados trimestrais ontem e devem ter teleconferências com investidores ao longo do dia.
Quer ser um investidor bem informado? Cadastre-se no TradersClub e siga nosso canal de notícias e comentários exclusivos.
Mercado hoje, segundo Contribuidores TC
A libra esterlina oscilava firmemente contra o dólar americano nesta terça-feira, enquanto a maioria dos mercados europeus subia, com expectativa otimista para a votação do acordo do Brexit no Parlamento britânico na tarde de hoje. O otimismo para o destino do Reino Unido, assim como a recuperação dos índices americanos na véspera, fez com que as bolsas asiáticas disparassem nesta madrugada, com o índice Nikkei, do Japão, subindo 1,80%. Já nos Estados Unidos, os futuros dos índices S&P 500 e Dow Jones apontavam mais um dia de altas.
Na Alemanha, o índice DAX subia timidamente após o ministro das Finanças do país, Olaf Scholz, confirmar que os dois maiores bancos alemães, o Deutsche Bank e o Commerzbank, estariam estudando uma fusão.
Principais notícias corporativas
Gol: Gol suspende operação de Boeings de mesmo modelo que caiu na Etiópia (Folha)
Vale: Nenhum depoimento indica conhecimento prévio de risco em Brumadinho (Exame)
Klabin: Diretor financeiro da Klabin ainda indefinido (Valor)
JSL: JSL divulga lucro e receita recordes em 2018 (Valor)
Carrefour: Carrefour faz mudança no alto escalão (Valor)
Bradespar: Bradespar ‘contra-ataca’ a Litel em caso Daniel Dantas (Valor)
Multiplus: Lucro da Multiplus em 2018 cai 31,1% (Valor)
CCR: Consórcio da CCR vence leilão da linha 15 do metrô de SP (Reuters)
Marfrig: Marfrig amplia participação em empresa nos EUA (Reuters)
Agenda do dia
Indicadores nacionais
05h00 IPC – Fipe
08h00 Primeira prévia IGP-M (fevereiro) – FGV
09h00 IPCA mensal (fevereiro) – IBGE; consenso 0,37%
09h00 IPCA anual (fevereiro) – IBGE
Indicadores internacionais
05h30 EUA – Estoques de petróleo bruto semanal API
06h30 Reino Unido – Produção do setor de construção mensal (janeiro)
06h30 Reino Unido – Produção do setor de construção anual (janeiro)
06h30 Reino Unido – PIB mensal
06h30 Reino Unido – Produção industrial mensal (janeiro)
06h30 Reino Unido – Produção industrial anual (janeiro); consenso -0,40%
06h30 Reino Unido – Balança comercial (janeiro); consenso -£12 bi
09h30 EUA – IPC mensal (fevereiro); consenso 0,20%
09h30 EUA – IPC-núcleo mensal (fevereiro); consenso 0,20%
09h30 EUA – IPC anual (fevereiro); consenso 1,60%
09h30 EUA – IPC-núcleo anual (fevereiro); consenso 2,10%
09h55 EUA – Índice Redbook mensal
20h50 Japão – Núcleo das encomendas de maquinário mensal (janeiro); consenso -1,10%
20h50 Japão – Núcleo das encomendas de maquinário anual (janeiro); consenso 4,80%
Resultados trimestrais
AA Multiplus
DF Sonae Sierra
DF Minerva
Teleconferências de resultados
10h00 Vulcabras Azaleia, São Carlos, Iochpe-Maxion, M.Dias Branco
N.D. Direcional, Multiplus
DISCLAIMER: Este newsletter não tem o objetivo de promover a venda de títulos e valores mobiliários específicos, e sim, de informar correta e oportunamente a quem o recebe.