TC Mover
Mover

DIs e dólar reagem a ata, Campos Neto; no radar, leilão do Tesouro, Neogrid: Espresso

Postado por: TC Mover em 15/12/2020 às 9:30

São Paulo, 15 de dezembro – A notícia do dia é o texto da ata da mais recente reunião de política monetária do Banco Central do Brasil, acompanhada de participação do presidente da autarquia, Roberto Campos Neto em um evento virtual patrocinado pela Eurasia Group. 

Lembremos que, na semana passada, o comitê de política monetária do BCB, conhecido como Copom, decidiu por unanimidade manter a taxa básica Selic em 2,00% ao ano. Para a economista-chefe do TC, Fernanda Mansano, o BCB deve sinalizar a manutenção do estímulo monetário com a Selic próxima ao atual nível, justificada pelas expectativas de inflação em torno da meta para 2021. 

A ata e Campos Neto devem considerar as incertezas sobre a atividade. A possibilidade de retirada da orientação futura deve atrair os holofotes intensamente, tanto na ata quanto na fala de Campos Neto. Mas, como a inflação tem vindo acima do esperado nos últimos meses, prudência no tom é esperada. O investidor gostou da sinalização sobre a orientação, pois o dólar e os juros longos têm recuado desde a quarta passada.

Dessa forma, um tom menos leniente com a Selic deve ajudar na melhora dos DIs e se traduzir em uma valorização mais sustentável do real, que continua sendo a segunda pior moeda entre as emergentes no ano. “O dólar abaixo de R$5,00 depende muito mais do Brasil do que do exterior”, disse Sidnei Nehme, economista-chefe da NGO Corretora. 

Índices futuros americanos apontam para alta na abertura

Por ora, os futuros dos índices acionários americanos apontam para abertura em alta, recuperando parte do terreno perdido na sessão de ontem, que se traduziu no tombo diário mais intenso no índice S&P500 desde setembro. 

E dizemos por ora, porque o comportamento dos mercados nas principais praças financeiras de Ásia e Europa na manhã desta terça-feira tem oscilado em meio a preocupações persistentes sobre restrições à mobilidade e regras de isolamento mais rígidas em algumas das maiores economias do planeta. 

Por exemplo, as bolsas asiáticas recuaram, enquanto os mercados de renda variável na Europa pouco sobem, talvez mais impulsionados pela perspectiva de um acordo sustentável para a saída do Reino Unido da União Europeia. 

O petróleo recua e perde a máxima de nove meses com preocupações ao redor da propagação rápida do vírus no que parece ser uma segunda onda de infecções. O relatório da Agência Internacional de Energia que foi publicado hoje revela que a demanda pela commodity permanecerá frouxa por mais um ano. O dólar americano e a libra esterlina operam quase estáveis.

Agenda econômica terá produção industrial americana e leilões

Mundo afora, a produção industrial de novembro e o índice Empire State de Nova Iorque de dezembro devem desacelerar na véspera da decisão de juros nos Estados Unidos. Ontem à noite, a atividade industrial chinesa cresceu no ritmo mais rápido em 20 meses em novembro, na esteira de maiores gastos das famílias e a redução gradual das restrições pela Covid-19 no mundo. 

Os eventos do dia no Brasil incluem a reunião da diretoria da Aneel, dois dias antes do leilão de transmissão. O BCB oferta até 16 mil contratos de swap cambial e o Tesouro Nacional oferta títulos NTN-Bs com vencimento em 2023. Teremos, no âmbito corporativo, a definição de preço por ação na oferta pública inicial da Neogrid.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais