Mover

Economia enxerga retomada em “V” no PIB, mas alerta para o primeiro trimestre

Postado por: TC Mover em 03/03/2021 às 13:58
Economia

São Paulo, 3 de março – Os números do Produto Interno Bruto, PIB, brasileiro do quarto trimestre divulgados hoje confirmaram uma retomada mais rápida da atividade e a retomada em “V”, prometida pelo ministro Paulo Guedes, defendeu hoje a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia. Em nota, a secretaria alerta, porém, que as incertezas econômicas continuam elevadas, e que o primeiro trimestre deste ano será “desafiador”.


Retomada em 2021 depende de manutenção da política monetária, diz texto

O texto condiciona ainda a retomada da economia de 3,20% prevista para 2021 à manutenção da política monetária em terreno acomodatício, com juros abaixo do habitual, expansão da vacinação, consolidação fiscal e reformas estruturais.

A secretaria do Ministério da Economia destacou o papel das ações de estímulo adotadas durante a pandemia. As ações permitiram que o país fechasse o ano com uma retração de 4,10%, um desempenho melhor que o México, Reino Unido, Alemanha e Japão. O texto também lembra que o número ficou muito acima das projeções iniciais de mercado e de órgãos internacionais, e que receberam fortes críticas de Guedes.

Secretaria considera reformas fundamentais para crescimento da economia

Entre os destaques na economia, a secretaria cita o aumento da taxa de poupança de 2,5 pontos percentuais em 2020, para 15,00%, e a taxa de investimento, de 16,40%, o maior percentual desde 2015, com efeitos da produção de bens de capital e importação favorecida pelo Repetro.

A nota cita a retomada da atividade, do emprego formal e do crédito como indicadores de que a economia continuará crescendo este ano. Mas termina, porém, com um alerta de que as incertezas econômicas continuam elevadas. Além disso, defende que a continuidade da agenda de reformas consolidando o lado fiscal e aumentando a produtividade será fundamental para taxas de crescimento maiores.

Texto: Angelo Pavini
Edição: Kariny Leal e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Via Varejo (VVAR3) consolida reestruturação e avança no digital, dizem especialistas

Petrobras (PETR4) perde quatro conselheiros após ingerência de Bolsonaro

Especial: Vale (VALE3) repete como queridinha nas carteiras em março, enquanto Petrobras (PETR4) despenca

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais