Emae (EMAE4), incerteza, precatórios: Resumo da Semana - TC
TC Mover
Mover

Emae (EMAE4), índices de incerteza, precatórios: Resumo da Semana

Postado por: TC Mover em 13/08/2021 às 18:27
Emae, índices de incerteza, precatórios

São Paulo, 13 de agosto – A Emae, elétrica paulista, está apostando em energia solar e na exploração de seus terrenos para agregar valor adicional a seus ativos antes de uma eventual privatização, disse uma fonte ao Scoop by Mover, se destacando entre as notícias da Mover. Outro assunto que ganhou holofotes na semana foi o risco fiscal. Os índices de incerteza do TC Matrix dispararam em agosto com cenário político conturbado e riscos fiscais.

Também está no radar dos investidores a possibilidade de parcelamento dos precatórios, que, para a economista-chefe do TC, Fernanda Mansano e o analista político da Mover, Leopoldo Vieira, pode não ser considerada como pedalada fiscal. Veja abaixo o Resumo da Semana completo!

Especial: Emae aposta em energia solar e terrenos antes de privatização, diz fonte

A elétrica paulista Emae aposta em parcerias em energia solar e na exploração de seus terrenos para agregar valor adicional a seus ativos antes de uma eventual privatização, que está atualmente em avaliação no governo estadual, disse ao Scoop by Mover uma fonte próxima do assunto. Confira a matéria especial na íntegra!

Especial: Índices de incerteza do TC Matrix disparam com cena política conturbada

Os índices de incerteza desenvolvidos pelos times do TC Labs e TC Matrix dispararam em agosto em relação a julho, na esteira de ruídos políticos e riscos fiscais acelerantes. Isto alerta o investidor para uma maior insegurança econômica e, consequentemente, um cenário mais volátil para a sua carteira de investimentos. Veja na matéria especial completa!

Mansano, Vieira: Parcelamento de precatórios é protocolo fiscal, não pedalada

A possibilidade de parcelamento dos precatórios, como defendem articuladores governistas e a equipe econômica, pode não ser considerada como pedalada fiscal. O que se propõe é um instrumento legal de alcance profundo, uma reforma constitucional, regulamentando desembolsos para quitar em condições especiais débitos que, conforme o ministro da Economia, Paulo Guedes, podem não apenas prejudicar o novo Bolsa Família, mas também paralisar o governo. Leia a coluna na íntegra!

Especial: Aprovação do Imposto de Renda será nova vitória na dobradinha Guedes-Congresso

São grandes as possibilidades de outra dobradinha bem-sucedida entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e a base aliada do governo no Congresso. Confirmada a superação da reforma do Imposto de Renda na Câmara, a matéria passa pelo Senado, onde o governo conta agora com o reforço do chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira. Confira a matéria especial completa!

Sanita: Mahle (LEVE3) tem viés altista e balanço positivo

Apesar de não termos ainda rompido máxima histórica, o papel da Mahle (LEVE3) fez um descanso saudável de algumas semanas e mesmo com o Ibovespa em tendência de baixa, o ativo está apresentando um candle de ignição com aumento de volume, corroborando com a continuidade da tendência altista. Veja a coluna na íntegra!

Vieira: Promessas políticas podem impactar a bolsa positivamente

A semana política prometeu impactar positivamente o desempenho da bolsa e aliviar pressões sobre o câmbio e os juros futuros. Jair Bolsonaro recuou de um aumento de 100% ao Bolsa Família para não ser irresponsável com a economia, cedendo novamente às orientações do seu ministro da Economia, Paulo Guedes. A pauta econômica resiste na agenda apesar dos ruídos, com vistas também a compensar temores fiscais embutidos no lançamento do novo Bolsa Família. Confira a coluna completa !

Value Tips: O aumento de CPFs na bolsa de valores do Brasil

Em 2017, o Brasil tinha 620.113 pessoas físicas na bolsa de valores do Brasil e, atualmente, os números chegam em 3.863.080, segundo dados da XP e B3. Um dos fatores para aumentar o número de novos investidores foi o maior acesso à educação financeira e a mínima histórica da taxa básica de juros, a Selic. No Value Tips desta semana, especialistas e novos investidores falam sobre o aumento de CPFs na bolsa brasileira. Acompanhe!

Prévia da Semana: IPCA, Ata do Copom, OPEP+, balanços

Na Prévia da Semana, o destaque foi o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, considerado o índice da inflação oficial do Banco Central. Além disso, a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária, Copom, o relatório de produção mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados, Opep+, e os balanços fizeram parte do podcast desta semana. Confira!

Texto: Anderson Lima
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Mover


Leia também

Especial: Índices de incerteza do TC Matrix disparam com cena política conturbada

Sanita: Mahle (LEVE3) tem viés altista e balanço positivo

Cogna (COGN3) tem prejuízo pior que esperado no segundo trimestre

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais