TC Mover
Mover

Embate Guedes-Campos Neto eleva tensão em dia de feriado nos EUA, Caged e Tesouro: Espresso

Postado por: TC Mover em 26/11/2020 às 9:40

 São Paulo, 26 de novembro – O índice acionário pan-europeu Stoxx Europe 600 oscila, após fechamento em alta dos principais mercados asiáticos, nesta quinta-feira, dia de feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, sem negociações de mercado à vista, títulos públicos, moedas e commodities em Wall Street. 

Por aqui, a tranquilidade dos mercados internacionais é compensada pelo retorno dos temores fiscais após um embate público entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto – principais fiadores da política de ajuste fiscal no governo do presidente Jair Bolsonaro. 

Em conversa com jornalistas, o ministro contestou uma fala de Campos Neto que afirmava a necessidade de o Brasil construir “credibilidade” para gerar crescimento econômico: “Se ele tiver um plano melhor, pergunte qual o plano dele que vai recuperar a credibilidade”, disparou Guedes.

A declaração do ministro, cada vez mais na defensiva e menos convincente, pode elevar as tensões de um mercado que embala uma alta semanal de 3,86%, e ontem voltou a fechar acima dos 110 mil pontos pela primeira vez desde fevereiro. 

Guedes citou esse argumento, o da bolsa em alta, para questionar os críticos. Também pode elevar a tensão a declaração de Gilberto Kfouri, do BNP Paribas, alertando para o risco de dominância fiscal caso governo e Congresso não aprovem a agenda de reformas. 

Também destacamos a fala de Luís Stuhlberger, gestor da Verde Asset Management e uma das maiores autoridades em investimentos do país, em evento virtual, ao pessimismo de muitos investidores em relação ao país, destacando o cenário de juros baixos. 

Leilão, resultado primário e Caged

Na agenda do dia, o Tesouro Nacional faz o tradicional leilão de LTNs, LFTs e NTN-Fs pela manhã, e às 14h30 divulga o resultado do Governo Central para outubro. Às 09h00, o IBGE divulga o índice de preços ao produtor, e às 10h30, o Ministério da Economia divulga dados de criação de empregos no Caged de outubro. No mundo corporativo, destaque para assembleia da Klabin sobre o fim dos royalties, leilão de torres da Oi e, o mais importante, o plano quinquenal de negócios da Petrobras.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais