Mover

Exterior opera misto, com imposto de Joe Biden no radar; Usiminas abre balanços na B3: Espresso

Postado por: TC Mover em 23/04/2021 às 9:53
imposto - siderúrgicas

São Paulo, 23 de abril – Os índices futuros de Nova Iorque sinalizam recuperação depois de sofrerem, ontem, a pior queda em cinco semanas. O tombo veio com o relato da Bloomberg de que o presidente americano Joe Biden pretende dobrar o imposto sobre ganhos de capital dos mais ricos, ou seja, quem ganha mais de US$1 milhão por ano. O tributo passaria dos atuais 20% para 39,6%, para financiar seu ambicioso plano de infraestrutura.


Possível alta de imposto nos EUA afetam bolsas europeias

O jornal britânico Financial Times informou que o plano do imposto pode ser anunciado já na semana que vem. Toda a imprensa especializada está correndo atrás de detalhes extraoficiais que podem mexer com o mercado. Nova Iorque azedou quando as bolsas europeias já estavam fechadas. Estas, hoje, recuam refletindo o mau humor da véspera, deixando de lado a promessa do Banco Central Europeu de manutenção de estímulos por longo tempo.

Além disso, o BCE tem projeção de recuperação mais forte da economia no segundo semestre. Na Zona do Euro e no Reino Unido, vieram em sua maioria positivos os índices preliminares de abril dos PMIs, índices dos gerentes de compras.


Balanço da Usiminas supera consenso com aumento nas vendas de aço

A temporada de balanços começou para valer hoje no Brasil, com Usiminas superando os consensos impulsionada pela alta nas vendas de aço, e a Hypera reportando depois do fechamento. A bolsa perdeu os 120 mil pontos ontem, patamar que manteve por cinco sessões consecutivas, refletindo o tombo nas ações dos EUA. Mas a solução da crise do Orçamento aliviou sensivelmente o dólar e os juros, que recuaram até 21,5 pontos-base.

Superada a questão do Orçamento, os investidores se voltam para a perspectiva de aceleração das reformas estruturantes. Os debates da Reforma Administrativa já estão marcados. Eles começam na próxima segunda-feira, 26, e vão até 14 de maio, quando o relator Darci de Matos deve apresentar seu relatório favorável a ela – o deputado disse isso em entrevista exclusiva à TC Mover, na qual previu que o texto será aprovado pela Câmara no fim do semestre.

Às 15h00, o ministro da Economia, Paulo Guedes, participará de sessão no Senado para debater os 30 anos do Mercosul. A participação do presidente Jair Bolsonaro na Cúpula de Líderes sobre o Clima agradou. Os Estados Unidos acharam o discurso construtivo. Agora é cumprir as promessas.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover


Leia também

Calendário Econômico: PMI, balanços, Christine Lagarde

Siderúrgicas devem ter melhor trimestre, refletindo reajustes e estoques

Covid-19 e restrições devem ser gerenciáveis pelos shoppings, diz Fitch

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais