Mover

Exterior realiza lucros antes de balanços; Petrobras, CPI da Covid no radar: Espresso

Postado por: TC Mover em 12/04/2021 às 9:38

São Paulo, 12 de abril – O pré-mercado dos Estados Unidos sinaliza realização dos lucros robustos da semana passada. O Dow Jones chegou a subir na semana anterior 2,00%, o S&P 500 avançou 2,70% e o Nasdaq Composite ganhou 3,10%. As bolsas europeias operam mistas depois que as vendas no varejo da Zona do Euro avançaram três vezes mais que o consenso em fevereiro.


Semana abre apresentação de lucros das empresas americanas

O destaque na semana é a abertura da temporada de balanços do primeiro trimestre, que começa na quarta pelos grandes bancos americanos. Até sexta sairão os resultados de JPMorgan, Goldman Sachs, Wells Fargo, Bank of America, Citigroup e Morgan Stanley e suas perspectivas para os próximos meses.

O Congresso americano também debaterá o plano de estímulo à infraestrutura em meio a resistências contra alta de impostos. Na quarta-feira sairá o Livro Bege do Federal Reserve, com os dados de atividade de suas diretorias regionais. No mesmo dia, o presidente da autarquia, Jerome Powell, fala sobre o estado da economia no Clube da Economia de Washington.


Assembleia da Petrobras está no radar dos investidores

No Brasil, a semana começa com a Assembleia Geral Extraordinária para substituir Roberto Castello Branco da presidência da Petrobras, por determinação do presidente Jair Bolsonaro, e eleger o general Joaquim Silva e Luna. Espera-se disputa acirrada na eleição de oito dos onze membros do conselho de administração.

Já a CPI da Covid, que vai investigar a conduta do governo na pandemia, concentra as atenções na política. A leitura do requerimento está marcada para amanhã no Senado, e na quarta-feira o Supremo Tribunal Federal, STF, julga a decisão monocrática do ministro Luís Roberto Barroso que determinou sua instalação. Tende a mantê-la.

Bolsonaro tenta minar o estrago potencial pressionando senadores a investigarem também as ações de governadores e prefeitos e abrir processos de impeachment contra ministros do STF. O senador Jorge Kajuru gravou e divulgou no YouTube um telefonema em que Bolsonaro o pressiona. Outro senador, Alessandro Vieira, protocolou pedido à Mesa Diretora do Senado pela investigação de governadores e prefeitos, o que não constava do pedido original.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover


Leia também

Calendário Econômico: Petrobras, Rappi Brasil, orçamento

As mais lidas da semana: Carteiras, Nubank, Jair Bolsonaro e Paulo Guedes

As mais lidas da semana: Orçamento, Vale, Valid

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais