TC Mover
Mover

Fala de Guedes sobre reservas e imposto, disputa Tesouro – Fed marcam pregão: Espresso

Postado por: TC Mover em 20/11/2020 às 9:42

São Paulo, 20 de novembro – Os futuros dos índices acionários americanos recuam, em meio a desempenho misto nas bolsas e nos Treasuries, depois da rara disputa pública entre o Tesouro dos Estados Unidos e o Federal Reserve sobre recursos para programas de socorro econômico durante a pandemia. O dólar americano avança, sinal de cautela entre os investidores. 

Ontem, o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, pediu de volta fundos não utilizados no programa de empréstimos emergenciais do Fed, que reagiu pedindo para manter o programa inalterado até 2021. A decisão reforça as reclamações do presidente-eleito dos EUA, Joe Biden, de que o governo do presidente Donald Trump tem se recusado a cooperar na transição presidencial. Isso nos deixa mais preocupados com a economia americana no curto prazo. 

Em tempo, Trump participa hoje de fórum com países asiáticos, talvez o último encontro que terá com seu rival Xi Jinping, da China. Os dois foram responsáveis pela guerra comercial que assolou o planeta entre 2018 e 2020, e cujos legados mais perversos ainda persistem. Mundo afora, a agenda econômica tem como destaque a leitura preliminar do índice de confiança do consumidor na Zona do Euro.

Crise fiscal do Brasil

Por aqui, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse ontem à noite que fará “o que for necessário” para reduzir a dívida pública, inclusive vender “um pouco de reservas”. A fala reforça a visão de que a crise fiscal é bem séria e de que o dólar deve cair ainda mais em dezembro. 

Sem reformas, cortes de gastos e privatizações, só resta puxar para baixo juro e câmbio para controlar a dívida. O Relatório Bimestral de Receitas e Despesas da União de hoje dá um panorama mais claro sobre situação das finanças públicas. 

No âmbito corporativo, os destaques são o anúncio da Petrobras de iniciar a fase não-vinculante da venda do Polo Carmópolis, a retomada do Alto Forno II da CSN, a venda de hospitais e planos da Amil, a reestruturação de dívidas da CVC Brasil e a elevação do preço-alvo da Via Varejo pelo BTG Pactual. 

A B3 funciona normalmente hoje, feriado da Consciência Negra em São Paulo, por conta das decisões da prefeitura e do governo do estado lá em maio de antecipar feriados municipais e estaduais para reforçar o isolamento social.

Futuros dos índices dos EUA caem

Os futuros dos índices-referência em Wall Street recuam ligeiramente, refletindo o aumento de novas infecções de coronavírus e o desencontro entre os titulares do Departamento do Tesouro e o Federal Reserve sobre a continuação do financiamento para alguns dos programas de emergência implementados durante a recessão. Os futuros no Dow Jones caem 0,22%, enquanto o S&P recua 0,11%.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais