Mover

Fed domina atenção em dia de altas nas bolsas; no radar, Congresso e PMIs fortes: Espresso

Postado por: TC Mover em 16/12/2020 às 9:40

São Paulo, 16 de dezembro – As bolsas globais e as commodities de atividade avançam à medida que o Congresso dos Estados Unidos dá mais passos para alcançar um acordo para estender os estímulos econômicos após o início da imunização na maior economia do mundo. 

Os preços dos Treasuries americanos negociam estáveis à espera da decisão de política monetária do Federal Reserve na tarde desta quarta-feira. Note-se que os ganhos nos ativos de risco se apresentam modestos nesta manhã, mas destacamos a base ampla: o índice Stoxx 600 Europe sobe pelo terceiro dia, o cobre avança mais de meio ponto percentual, os futuros dos índices acionários americanos registram altas tímidas, mas apontam para abertura perto de mais um recorde. 

O petróleo recupera o patamar mais alto em nove meses e a libra esterlina se fortaleceu na perspectiva de um acordo comercial antes do final do ano. “Os mercados parecem estar animados, sem necessariamente saber por que estão ficando desse jeito”, disse Paul Donovan, economista-chefe global do UBS. “Os bancos centrais não curam pandemias nem particularmente lidam com mudanças estruturais”.

Maioria dos analistas aposta em manutenção da orientação do Fed

Nesse sentido, o Federal Reserve deve esperar mais um pouco antes de alterar o ritmo ou a composição do programa de compra de títulos, que será vinculado às perspectivas para emprego e inflação no pós-pandemia, economistas disseram na véspera da decisão de hoje, a última do ano. 

Apenas dois dos nove economistas sondados pela TC Mover esperam que o Fed ajuste a orientação para a política monetária. Os demais esperam que isso aconteça na próxima reunião, no fim de janeiro. 

O comitê decisório dos juros, conhecido como FOMC, deve detalhar por quanto tempo espera manter o programa atual de compra de ativos. De acordo com reportagem recente do The Wall Street Journal, o FOMC alinharia o programa com as condições estabelecidas em setembro para a manutenção das taxas próximas de zero. Já a manutenção da taxa-alvo de juros, a Fed Funds, entre 0,00% e 0,25%, deve ser unânime. 

No Brasil, fique de olho no avanço da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, LDOs, no Congresso, que pode ocorrer hoje e reduzir as preocupações fiscais.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais