Futuros em alta abrem semana que ajusta carteiras - TC
TC Mover
Mover

Futuros em alta abrem semana que ajusta carteiras; minério, Bitcoin, inflação no radar: Espresso

Postado por: TC Mover em 24/05/2021 às 9:53

São Paulo, 24 de maio – Espere volatilidade nesta semana, que encerra os negócios de maio nas bolsas americanas. O mês termina na próxima sexta-feira, porque o dia 31 de maio, segunda-feira que vem, é feriado nacional nos Estados Unidos. Nesta manhã, os índices futuros têm altas firmes.


Bitcoin pode contribuir para volatilidade dos futuros e mercado à vista

A semana passada já foi altamente volátil, com humor dividido entre o otimismo com a retomada da economia e o medo de redução de estímulos para conter a inflação. Há outro fator no radar, que cresceu no fim de semana, podendo influenciar nos futuros e mercado à vista: a volatilidade do Bitcoin.

Além dos ajustes tradicionais de carteiras em fim de mês, entra em vigor na sexta-feira o rebalanceamento dos índices MSCI, da influente Morgan Stanley Capital International, para países desenvolvidos e emergentes. Os efeitos devem ser sentidos já na quinta, quando sai a segunda prévia do PIB dos EUA no primeiro trimestre. O número forte tende a acelerar a rotação das carteiras. Na sexta-feira sai o índice de inflação oficial, o PCE, que teve ter alta no núcleo e impacto nos juros longos. Nesta manhã, eles recuam.


Semana será marcada por dados de inflação no Brasil

No Brasil, inflação aquecida será um dos destaques na semana. Serão divulgados o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15, IPCA-15, de maio amanhã e o Índice Geral de Preços – Mercado, IGP-M, na sexta-feira. A Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, deve também definir a bandeira tarifária de junho, pressionada pela crise hídrica.

As preocupações com uma terceira onda de Covid-19 estão no radar, assim como risco fiscal. A imprensa noticiou que o governo já prepara uma PEC, Proposta de Emenda à Constituição, para prorrogar o auxílio emergencial. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, divulgará na quinta-feira a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, PNAD Contínua de março. Já na sexta-feira, sai o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Caged, com geração de empregos formais em abril.

Na política, a Reforma Administrativa deve ser discutida na CCJ da Câmara hoje e votada na terça. Presidentes de Câmara e Senado se reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para definir que propostas da Reforma Tributária vão tramitar. A CPI retoma os trabalhos na terça, com novos depoimentos.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Carlos Matos / TC Mover


Leia também

Calendário Econômico: Relatório Focus, atividade nos EUA, feriado

As mais lidas da semana: Elon Musk, Minerva (BEEF3), Hapvida (HAPV3) e Notredame (GNDI3)

As mais lidas da semana: Ser Educacional (SEER3), varejo, China

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais