Mover

Gavekal sugere apostar menos em tecnologias e trocar ações dos EUA por Ásia

Postado por: TC Mover em 16/11/2020 às 14:57

São Paulo, 16 de novembro – A Gavekal, consultoria de risco econômico global, recomendou reduzir exposição aos papéis com maiores capitalizações e com peso maior no S&P500, como as tecnológicas. Além disso, a consultoria sugeriu trocar ações dos Estados Unidos por papéis do mercado da Ásia, à exceção do Japão, diz, em relatório. 

No estudo intitulado “Será que os mercados nos querem dizer algo?”, Charles Gave, que o assina, diz que sua recomendação inequívoca hoje é a do investidor mudar a estratégia e deixar de seguir o peso do S&P500, reduzindo papéis de tecnológicas da carteira, para aplicar em ações em forma igual. 

Para José Faria Júnior, diretor da Wagner Investimentos, essa orientação resulta dos progressos das vacinas, que devem ampliar os ganhos das ações da “velha economia”, penalizadas na pandemia. “As ações que perderam tendem a subir mais, o famoso “retorno à média”, observou.

“Apesar de ser um covarde, ou pelo menos um investidor ‘movido por regras’, agora estou assumindo uma posição declarativa de que os investidores devem vender ações dos EUA e comprar os mercados da Ásia, exceto o Japão”, afirma Gave, que é especialista nos mercados asiáticos e mora na China. 

Ações asiáticas devem superar as americanas

Segundo ele, as ações americanas devem começar a apresentar desempenho inferior ao das ações asiáticas, porque a política monetária dos Estados Unidos, em meio aos juros baixos, com maior tolerância na inflação, agora visa explicitamente a “eutanásia do rentista”. 

“No passado, circunstâncias semelhantes levaram a Ásia (ex-Japão) a ultrapassar o mercado dos EUA”, destacou ele, acrescentando que o anúncio de hoje de um acordo para formação de um superbloco econômico na Ásia, eleva o efeito benefício para a região. Perto das 14h45, o S&P500, após bater recorde histórico na sexta, subia 0,94%.

Texto: Bárbara Leite
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais