TC Mover
Mover

Gringo garimpa pechinchas e Ibovespa bate pares; vencimentos, impeachment no radar: Espresso

Postado por: TC Mover em 12/01/2021 às 19:12
Ibovespa

São Paulo, 12 de janeiro – A terça-feira termina positiva para os ativos domésticos, que lideraram o desempenho ante os pares, com ânimo pela continuação de entrada de investimento gringo e maior tranquilidade em Brasília. O Ibovespa se manteve firme em alta, após realização na véspera e exterior instável, enquanto o real fechou como a melhor moeda entre as principais divisas do mundo. Os juros futuros aliviaram após começo de 2021 negativo.

Possível impeachment de Trump gera cautela no mercado

Nos Estados Unidos, as bolsas oscilaram perto da estabilidade, com baixas em ações tecnológicas limitando os ganhos do setor de energia, puxados pelo avanço do petróleo para os maiores níveis em dez meses. Na Europa, em que o Goldman Sachs vê os índices britânico FTSE100 e alemão DAX performando acima da média em 2021, o Stoxx600 ficou quase no zero a zero.

A temporada de balanços do quarto trimestre, que ganha força a partir da quinta-feira nos Estados Unidos, impôs alguma cautela, enquanto o mercado aguarda novidades sobre o impeachment do presidente americano Donald Trump e sobre estímulos fiscais. Também estiveram no radar as perspectivas de recuperação econômica e o lançamento de vacinas.

As oscilações violentas dos preços do Bitcoin continuaram, após tombo na segunda e recordes no fim de semana, enquanto as quedas nos juros dos Treasuries e do Índice Dólar embalaram as moedas emergentes.

Vencimentos de opções e serviços são destaques da agenda econômica

Na agenda de amanhã, além do vencimento de opções sobre o Ibovespa, é destaque a divulgação da pesquisa mensal de serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, referente a novembro, com expectativa de alta de 1,0% na base mensal.

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Fipe, divulga o Índice de Preços ao Consumidor, IPC, semanal e, à tarde, sai o fluxo cambial da semana passada.

No exterior, o dia começa com discurso da presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, às 06h00, horário de Brasília. Em seguida, a União Europeia divulga dados da produção industrial de novembro.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine o Mover Pro.

Texto: TC Mover
Edição: João Pedro Malar
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis