TC Mover
Mover

Guedes reaparece, tranquiliza mercado e bolsa reduz queda no mês; dólar recua: Espresso

Postado por: TC Mover em 30/09/2020 às 19:28

O investidor decidiu fazer vista grossa da indefinição sobre o financiamento do programa Renda Cidadã e a suspensão da apreciação de uma série de vetos presidenciais, e apertou o botão de compra na maioria das ações mais líquidas do Ibovespa no último pregão de um setembro muito decepcionante.

Em Nova Iorque, a expectativa de um acerto para estender os programas de estímulo impulsionou Wall Street, que ainda segue ressabiado sobre o progresso do pacote. O dólar e os juros recuaram, mesmo em dia de fixação de taxa Ptax no mercado de câmbio, após o ministro da Economia Paulo Guedes tranquilizar o mercado com uma frase contundente.

Guedes, que ficou quieto ao longo da turbulência causada pela decisão do presidente Jair Bolsonaro de financiar o Renda Cidadã com o uso de recursos de precatórios e de fundos para a educação básica, disse que “não usarei precatórios para financiar programas” sociais, por não ser “uma fonte de financiamento saudável, limpa, permanente e previsível”. O governo já busca uma nova forma de custear o programa, sem parecer uma derrota política, de acordo com a coluna Radar Econômico, da Veja.

Ainda restam dúvidas quanto ao compromisso de Bolsonaro e sua base de apoio no Congresso com as reformas e o assunto do financiamento do programa eleitoreiro. Dois detalhes que devem perdurar no inconsciente coletivo do mercado local por algum tempo: o primeiro, as palavras de Fernando Bezerra, o senador emedebista que é o líder do governo no Congresso, reiterando que o mix de financiamento do renda Cidadã se mantém; o segundo, as palavras do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, de que Guedes está “delirando” ao sugerir que o deputado fluminense está de conluio com a esquerda para parar as privatizações.

O Ibovespa fechou em alta de 1,09%, acumulando queda de 0,32% no trimestre e de 4,65% em setembro – terceiro pior mês em um ano fatal. É esperada para esta quinta uma decisão no Supremo Tribunal Federal sobre as vendas de refinarias da Petrobras, após Fux suspender a sessão de hoje. Amanhã, os mercados na China e em Hong Kong ficam fechados por feriados. Teremos índices de gerentes de compras na Europa e nas Américas, assim como pedidos semanais de seguro-desemprego e dados de renda e gastos pessoais nos Estados Unidos.

Bolsas receosas

As bolsas americanas encerraram o dia em alta, mas com força menor do que vista ao longo do pregão, após a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, não conseguirem fechar um acordo sobre o novo pacote de estímulos durante reunião na tarde desta quarta-feira. S&P500, Nasdaq e Dow Jones subiram 0,83%, 0,74% e 1,20%, respectivamente. O petróleo também subiu, após dados mostrando queda nos estoques. Os contratos do WTI para novembro subiram 2,36%, a US$40,22, e o Brent para dezembro avançou 1,78%, a US$42,30.

Arte: Nathália Reiter/TC

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais