TC Mover
Mover

Ibovespa cai com cautela externa em véspera de vencimentos de opções

Postado por: TC Mover em 18/09/2020 às 11:39

O Ibovespa, que reúne as principais ações negociadas na bolsa B3, abriu em queda nesta sexta-feira, 18. A véspera de vencimentos de opções sobre ações pressiona o índice da bolsa brasileira.

A maior cautela externa vem do chamado “quadruple witching”, bruxaria quádrupla em inglês, que consiste no vencimento de quatro mercados no mesmo dia, o de opções sobre ações, de opções sobre índices de ações, do futuro de ações e do futuro de índices de ações.

Dúvidas sobre a retomada econômica nos Estados Unidos, em meio ao impasse na aprovação do novo pacote fiscal americano, ausência de novos estímulos por parte do Federal Reserve, banco central americano, e volta acelerada de novos casos da Covid-19 na Europa retraem as compras no mundo inteiro, e o Brasil não fica de fora.

Commodities, bancos e Petrobrás em baixa

Perto das 11h00, o Índice Bovespa, que ontem escapou das perdas pelas ações atreladas a commodities, caía 0,56% a 99.533 pontos. Em pontos, pesavam os papéis dos bancos Bradesco e Itaú, mais sensíveis ao ciclo e aos riscos, além da Petrobras, que reage à queda do preço do petróleo.

A commodity recua após acumular alta de quase 9% na semana. As ações do Banco do Brasil caem 1,56%, após ontem o presidente Jair Bolsonaro negar cogitar privatizar a instituição em seu governo.

Mercado em expansão

Na ponta positiva, a B3, que anunciou alta de 59% no volume de negociações em agosto e um aumento no número de investidores individuais para 2,9 milhões, liderava em pontos. Na sequência, a Vale, que repercute o avanço superior a 2% no minério de ferro, e a Magazine Luiza, que anunciou intenção de realizar desdobramento de um para quatro ações, notícia que costuma agradar ao mercado.

Em ganhos percentuais, a Raia Drogasil se destaca, reportando o pagamento de juros sobre capital próprio de cerca de R$0,30 por ação. A Cielo encabeça as perdas, com recuo superior a 4%, após ter a recomendação reduzida pelo JPMorgan a underweight, ou seja, recomendação para venda. Já a ação da Iochpe-Maxion sobe com força, cerca de 4%, após ter a recomendação elevada a outperform, isto é, para compra, pelo Bradesco BBI.

Texto: Bárbara Leite
Edição: Ana Carolina Siedschlag e Letícia Matsuura

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis