TC Mover
Mover

Ibovespa sofre com CPI da Covid; no radar, Payroll, Opep, produção industrial, denúncias: Espresso

Postado por: TC Mover em 01/07/2021 às 20:12
Ibovespa cai com CPI da Covid

São Paulo, 1 de julho – O mercado brasileiro se descolou das bolsas internacionais hoje. O Ibovespa fechou em baixa, de volta aos 125 mil pontos, e o dólar em alta, superando R$5,06. A piora do humor dos investidores foi atribuída ao cenário político, com novas denúncias sobre irregularidades na compra de vacinas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro.

Denúncias na CPI da Covid pioram clima no Ibovespa

O tumultuado depoimento do representante da empresa de vacinas  Davati Medical Suply, Luiz Paulo Dominguetti, na CPI da Covid, que confirmou ter recebido pedido de propina de US$1,00 por dose da AstraZeneca de um diretor do Ministério da Saúde, provocou um aumento da cautela dos investidores, especialmente os estrangeiros, que vêm dando sustentação à bolsa brasileira.

As denúncias pioram um ambiente já negativo no Ibovespa pela insatisfação dos investidores com a proposta de Reforma Tributária apresentada pelo governo na semana passada, que tributa dividendos e fundos imobiliários e muda o imposto das empresas. Há ainda a preocupação com a crise hídrica e seus impactos na inflação e nos custos das empresas.

No exterior, os dados positivos de produção industrial dos índices de gerentes de compras e de suprimentos na Europa e nos EUA favoreceram o apetite por ações. Nos EUA, esse apetite foi reforçado pela queda nos pedidos de seguro-desemprego. Com isso, o S&P500 a bater seu sexto recorde seguido, seguindo direção oposta do Ibovespa.

Os juros longos americanos terminaram o dia em 1,459% ao ano, ante 1,468% ontem e o dólar subiu, com o índice DXY ganhando 0,10%. Os mercados aumentaram a cautela, aguardando os dados de emprego nos EUA, que saem amanhã, e com a reunião da Opep e seus aliados, que foi prorrogada para sexta-feira.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover


Leia também

Projetos da Reforma Tributária devem sair antes do recesso, diz Arthur Lira

Vieira: Centrão fica mais decisório após episódio Covaxin

Especial: Arthur Lira quer manter ritmo da pauta econômica, dizem fontes

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais