Ibovespa descola do exterior e cai; no radar, política - TC
TC Mover
Mover

Ibovespa descola do exterior e cai; no radar, coronavírus, reformas, política: Espresso

Postado por: TC Mover em 23/08/2021 às 19:22
Ibovespa cai com tensão política

São Paulo, 23 de agosto – O Ibovespa recuou nesta segunda-feira, 23. Os fatores locais, como a tensão política, pesaram no humor dos investidores e puxaram o dólar e os juros para cima. Enquanto isso, o exterior decolou.

A preocupação com a tensão entre o presidente Jair Bolsonaro e o Supremo Tribunal Federal e que ela agrave as dificuldades do governo em aprovar a Reforma do Imposto de Renda, além de riscos fiscais com precatórios e o novo Bolsa Família, levaram o mercado local a se descolar da melhora no exterior. As bolsas americanas bateram recordes, puxadas pela aprovação definitiva da vacina da Pfizer, o que pode estimular a vacinação e ajudar a economia.

Embraer impede tombo maior do Ibovespa, subindo mais de 5%

No dia, a maior alta percentual do Ibovespa foi a Embraer (EMBR3), 5,28%, reflexo do acordo da controlada Eve com a Ascent, de Singapura, para fornecer até 100 mil horas de voo no eVTOL, veículo elétrico de decolagem e pouso na vertical, desenvolvido pela fabricante brasileira de aviões, a partir de 2026.

Na sequência, CVC (CVCB3) subiu 4,39% e PetroRio (PRIO3), 3,61%, na esteira da alta nos preços do petróleo. As vilãs foram Lojas Americanas (LAME4), recuo de 6,08%, Americanas (AMER3), 4,25%, e Eneva (ENEV3), 4,21%, com vendas institucionais.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Mover


Leia também

Especial: Pedido de impeachment feito por Jair Bolsonaro suspende reformas

Governadores pedem reunião com Jair Bolsonaro; crise política faz mercado local se descolar do exterior

Bitcoin amplia recuperação e supera os US$50 mil pela primeira vez desde maio

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais