Ibovespa despenca com política e exterior; no radar, IPCA - TC
TC Mover
Mover

Ibovespa despenca com política e exterior; no radar, emprego nos EUA, IPCA, BCE: Espresso

Postado por: TC Mover em 08/09/2021 às 20:31
Ibovespa despenca com tensões políticas

São Paulo, 8 de setembro – Os mercados brasileiros tiveram nesta quarta-feira, 8, um dos piores dias do ano, com aumento da aversão ao risco derrubando o Ibovespa para os níveis de março e puxando o dólar e os juros, após o crescimento da tensão entre o presidente Jair Bolsonaro e o Supremo Tribunal Federal e protestos de caminhoneiros bloqueando estradas e Brasília.

O exterior também não ajudou o Ibovespa. As bolsas americanas recuaram após indicações de inflação pressionada e menor atividade nos Estados Unidos por conta da variante Delta e gargalos nas cadeias de produção. O cenário foi confirmado pelo Livro Bege do Federal Reserve.

Ibovespa despenca a 113 mil pontos e dólar futuro sobe quase 3%

O Ibovespa despenca com temor com as consequências da disputa entre Bolsonaro, o Congresso e o STF na tramitação das reformas econômicas e a contenção do déficit fiscal em 2022. O índice caiu 3,78%, a 113.412 pontos, piores quedas em seis meses. Nessa esteira, o dólar futuro subiu 2,83%, a R$5,334, maior alta desde março. Os contratos de juros futuros fecharam nas máximas da sessão, com altas de até 27 pontos-base.

O presidente do STF, Luiz Fux, pode deixar de contribuir para a construção de uma solução para o pagamento parcelado dos precatórios em meio às críticas do presidente Jair Bolsonaro ao STF nas manifestações de ontem, afirmou ao Scoop uma fonte ligada a Fux. Além disso, segundo sete grandes líderes empresariais ao Scoop, as constantes trocas de ameaças entre Executivo e Judiciário aumentam o risco de fazer negócios no país. Ainda conforme as fontes, a recuperação econômica pode atrasar ao impedir que o governo resolva os problemas fiscais e implemente reformas urgentes.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Vinícius Martins / Mover


Leia também

PSDB vira oposição, dando largada ao reposicionamento eleitoral

Economia americana fica mais fraca com variante Delta e inflação continua, mostra Livro Bege

Especial: Lira e Pacheco voltarão a negociar avanço de Reforma do IR e do Refis, dizem fontes

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais